Estudantes conhecem a Flor Solar e semeiam sustentabilidade em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

0
 Estudantes conhecem a Flor Solar e semeiam sustentabilidade em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em grande estilo por meio de ação muito especial do projeto AGEMS Ambiental. Cerca de 40 alunos da Escola Estadual João Carlos Flores viveram uma experiência diferente e cheia de aprendizado com uma visita a um dos importantes pontos turísticos sustentável de Mato Grosso do Sul: a Flor Solar, instalada no Parque das Nações Indígenas, ao lado do Bioparque Pantanal.

O passeio, guiado pelas servidoras Nauristela e Daniele, contou com uma apresentação técnica feita pela diretora Rejane Monteiro e a diretora de Saneamento e Resíduos Sólidos da AGEMS, Iara Marchioretto, com apoio dos servidores Mathaus, Paulo e Valter, que explicaram aos estudantes como a inovação, a sustentabilidade e a tecnologia estão conectadas nesse projeto.

Sustentabilidade, educação e inovação caminham juntas

A diretora-presidente em exercício da AGEMS, Rejane Monteiro, reforçou, durante o evento, o papel da Agência e do monumento na construção de um futuro mais sustentável.

“No Dia do Meio Ambiente, a AGEMS mostra que a sustentabilidade também é inovação, educação e transição energética. A Flor Solar é um símbolo de que é possível aliar preservação ambiental com desenvolvimento tecnológico, inspirando as futuras gerações”, destacou Rejane.

Flor Solar: muito mais que um monumento

Com mais de 5 metros de altura, a Flor Solar é uma verdadeira obra de engenharia sustentável, parceria entre a AGEMS e a Energia através do projeto de eficiência energética da Aneel. Desenvolvida pela arquiteta Vivian Breier seu design imita uma flor gigante, com pétalas equipadas com painéis solares de alta eficiência, que captam a luz do sol e transformam em energia elétrica.

Além de sua beleza estética e moderna, a Flor tem como missão principal conscientizar a população sobre a importância da energia limpa e renovável, além de estimular reflexões sobre os desafios da transição energética e do combate às mudanças climáticas.

Aprender na prática é mais divertido

Para os alunos, a experiência foi mais do que uma simples visita. Foi uma oportunidade de entender, na prática, como a tecnologia pode ajudar a cuidar do planeta.

 “Eu achei incrível essa tecnologia. É muito interessante como ela captura o raio solar e transforma em energia. Foi um passeio incrível, aprendi muito”, contou, o estudante Fabrício de apenas 11 anos.

Educação ambiental na formação de cidadãos conscientes

O coordenador da Unidade de Educação Ambiental do Imasul, Adriano Coelho, também acompanhou o grupo e destacou a importância desse tipo de ação.

“Quando trazemos os alunos para vivenciar, ver de perto e entender como funciona uma tecnologia sustentável, estamos formando cidadãos mais conscientes. A educação ambiental precisa estar presente desde cedo, e espaços como a Flor Solar são ferramentas incríveis nesse processo”, destacou Adriano.

Plantando o futuro

Ao final do passeio, as crianças participaram de um momento simbólico e especial: plantaram a primeira muda no Parque das Nações Indígenas, ao lado da Flor Solar, representando o compromisso com o futuro sustentável e o cuidado com o meio ambiente.

A aluna Júlia, de 11 anos, expressou sua felicidade com o momento. “Eu gostei muito da plantação porque isso é uma experiência para todos, protege o meio ambiente. Eu achei muito interessante, ” conclui. 

 

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui