A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou nesta segunda-feira (15) a Operação Proclamação da República 2021 realizada nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul.
Durante os quatro dias, foram registradas 427 infrações de ultrapassagem. O número representa 62% a mais que no mesmo feriado do ano passado, quando 262 multas foram aplicadas.
Também foram contabilizados 25 acidentes, sendo 7 graves. 40 pessoas ficaram feridas e quatro morreram. Os óbitos ocorreram no primeiro dia de intensa fiscalização (dia 12), na BR-262, entre Ribas do Rio Pardo e Água Clara. A suspeita inicial da causa do acidente é justamente ultrapassagem proibida. A colisão envolveu um carro de passeio e um caminhão, cujo motorista é que teria feito a manobra irregular causando a tragédia.
As vítimas fatais foram identificadas como sendo o ex-vereador e servidor público de Inocência Adriano Vitoria do Nascimento, 55 anos, a Conselheira Tutelar Dalvani de Oliveira Costa, 67 anos, Marciana Caputti Pereira, 30 anos, e Fanciely Pereira de Menezes, 2 anos. A única sobrevivente foi uma menina de 10 anos que foi socorrida e levada ao hospital de Água Clara.
O resultado da operação, segundo a PRF, também contabiliza 21 motoristas pegos dirigindo sob efeito de substância psicoativa, dois deles foram presos. 109 condutores ou passageiros não utilizavam o cinto de segurança e 34 crianças eram transportadas fora do dispositivo de segurança.
Com relação ao saldo de entorpecentes, neste ano neste período de feriado de Proclamação da República, foram apreendidos 1.400 quilos de maconha. Oito veículos com registro de roubo/furto foram recuperados.