A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (Ceaf) da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) realiza nesta semana a pré-temporada da arbitragem, em Campo Grande. O objetivo é preparar árbitros e árbitras para as competições organizadas pela entidade em 2025, começando com o Campeonato Sul-Mato-Grossense.
Para a formação prática e teórica, que acontece entre os dias 16 e 19, a entidade garantiu participação de Sérgio Cristiano, que é instrutor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Teremos o privilégio de contar com a presença do Sérgio neste período trazendo novas diretrizes, orientações e recomendações da CBF e da Fifa”, afirma o ex-árbitro João Lupato, que é vice-presidente da Ceaf e analista de arbitragem da CBF.
Segundo Lupato, foram convidados árbitros e assistentes de todo o Estado para a pré-temporada. “Esperamos a participação de pelo menos 70 entre os homens e mulheres convidados. Vamos ter atividades em campo de jogo, com apoio de equipes Sub-17 para simular situações de jogo, apresentação de vídeos com lances, discussão de conceitos. Tudo para preparar nossos árbitros e árbitras para as competições, tanto profissionais como as amadoras de base”, completa.
Em dezembro, cerca de 60 árbitros passaram por testes físicos e teóricos, no início dos trabalhos de preparação para a temporada 2025. “A arbitragem é essencial para o futebol e merece todo o nosso suporte. Estamos comprometidos com a excelência dos profissionais que garantem o espetáculo em campo”, destaca, na oportunidade, o presidente interino da FFMS, Estevão Petrallás.
Programação
As atividades começam nesta quinta-feira (16), com o teste físico que acontece no Parque Ayrton Senna durante todo o dia. O treinamento teórico acontece no auditório do Hotel Internacional, às 19h30. Na sexta (17) está previsto treinamento teórico pela manhã e prático à tarde, no Estádio Olho do Furacão. Sábado (18) e domingo (19), seguem os treinamentos teóricos.
Na quinta-feira, a Comissão de Arbitragem divulga a escala para os árbitros que trabalham na primeira rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense, com cinco jogos. As equipes escaladas não participam das atividades de sábado e domingo.