No bairro Chácara dos Poderes, região leste de Campo Grande, o mês de agosto está sendo de intenso trabalho de melhoria na rede de distribuição de energia elétrica. A atuação decisiva da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) está garantindo a resolução de problemas críticos no fornecimento, constatados em fiscalização.
Uma série de correções foi executada pela Energisa MS e outras estão sendo feitas, dentro do cronograma definido. O trabalho é fiscalizado pela AGEMS, para conferir se as falhas apontadas em relatório de inspeção foram adequadamente resolvidas e para garantir que as melhorias atendam aos padrões técnicos e de segurança estabelecidos.
A partir de demanda apresentada pela Associação de Proprietários e Moradores da Chácara dos Poderes, foi feito um levantamento a respeito do quantitativo e causas de interrupções de longa duração na região. Houve 902 ocorrências entre janeiro de 2021 e janeiro de 2024, sendo as principais causas a falha de equipamentos e materiais (27%), vegetação (20%) e descargas atmosféricas (19%).
Com análise de dados recebidos e inspeção in loco, a AGEMS constatou os problemas na infraestrutura da rede elétrica e as necessidades de manutenção e correção, especialmente envolvendo:
- Vegetação excessiva, com cabos de média e baixa tensão cobertos por vegetação densa ou forçados por galhos, impedindo uma inspeção adequada e aumentando o risco de acidentes e falhas.
- Postes danificados e desalinhados.
- Instalações impróprias, com algumas redes localizadas em áreas particulares, o que agrava o problema de acesso e manutenção.
A partir da fiscalização, surgiram as recomendações para restaurar a confiabilidade do sistema e garantir a segurança dos residentes, com poda de vegetação, substituição de equipamentos e manutenção corretiva. A expectativa é reverter condições que geravam reclamações como as de danos a produtos perecíveis devido às constantes quedas de energia.
“Nunca havia acontecido um trabalho igual ao que a agência nos ajudou até então”, comemora o presidente da Associação, Rodrigo de Figueiredo Gonçalves. “Podas e trocas de acessórios que estavam sem reparação foram feitas. Acredito que por um bom tempo ficaremos mais tranquilos aqui no bairro”.
“O trabalho da fiscalização é esse: avaliar as demandas, verificar as condições da estrutura do sistema, alinhar com a concessionária o que precisa ser feito em prevenção e melhoria”, explica o diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales. “A AGEMS monitora de perto o progresso das intervenções, para dar uma resposta rápida aos usuários e evitar futuros transtornos”.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS