Fundesporte lança sistema para inscrições dos Jogos Escolares do MS

0
Fundesporte lança sistema para inscrições dos Jogos Escolares do MS

 

Dirigentes dos municípios tomaram conhecimento do novo sistema (foto-acs)

O novo sistema digital de inscrições dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. A plataforma representa um avanço na modernização da organização dos serviços desenvolvidos pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), ligada à Setesc (Secretaria de Estado Turismo, Esporte e Cultura), tornando todo o processo mais ágil, econômico e sustentável. Alinhado com os quatro pilares do governo de MS: próspero, verde, digital e inclusivo.

LEIA TAMBÉM: Governo de MS leva obras de Lídia Baís à Assembleia Legislativa em homenagem à produção artística feminina

Antes, as inscrições exigiam a entrega presencial de documentos físicos, coleta manual de assinaturas e preenchimento de formulários impressos. Agora, com o novo sistema, os representantes de cada delegação dos municípios podem preencher diretamente na plataforma os dados dos atletas, técnicos, dirigentes, além das informações dos pais e responsáveis, de forma totalmente online.

Um dos diferenciais da ferramenta é a geração automática dos documentos essenciais para a inscrição, como o termo de responsabilidade, com os dados completos dos atletas, autorização dos responsáveis, comprovação escolar e atestado médico. Após o preenchimento, o sistema permite que o responsável imprima a ficha, colete as assinaturas necessárias e anexe novamente ao sistema, finalizando todo o processo de forma digital.

ENTRE NO NOSSO CANAL E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO! 

Segundo Karina Quaini, diretora de Gestão de Políticas de Formação Esportiva, a novidade trouxe inúmeros benefícios. “Para nós, enquanto organização, tínhamos que planilhar manualmente as delegações, para ter o quantitativo total do Estado de participantes. Então para nós facilitou muito, porque o próprio sistema já gera o relatório de inscritos.”, explica.

Ela também destaca a economia gerada com a digitalização. “Gera economia, agilidade, mais organização. Gera economia tanto para os municípios no deslocamento que tinham que fazer para Campo Grande, quanto para o meio ambiente, a gente diminuiu inúmeros papéis utilizados, hoje tudo digitalmente, então a gente não tem mais aquele monte de papel impresso para estar entregando presencialmente”, completa.

Samuel Gonçalves, 43, técnico de informática da Fundesporte, e desenvolvedor do sistema, destacou como se deu o início do processo para a o desenvolvimento do sistema.

“Percebi a dificuldade que eles estavam tendo com as planilhas e me ofereci para ajudar. E com as orientações de um técnico, que me explicou o passo a passo do que eles queriam para o sistema eu fui desenvolvendo. Primeiro desenvolvi as telas de inscrição, incluímos o cadastro de modalidades e anexos. A etapa de inscrição já está pronta. Agora seguimos desenvolvendo a parte de resultados dos jogos, com previsão de entrega até o fim do mês”, destacou Samuel.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR

Além de facilitar o envio de documentos, o sistema também contribui com a organização interna dos jogos. A plataforma gera relatórios automáticos das delegações inscritas, permitindo que os dados sejam consultados por município ou no total geral do Estado. Esse recurso substitui o antigo método manual, que exigia a consolidação de planilhas para contabilizar os participantes.

Com a novidade, os Jogos Escolares da Juventude entram em uma nova fase, priorizando eficiência, transparência e sustentabilidade.

Com assessoria

Fonte: esportems.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui