Funesp firma parceria e ampliar acesso ao esporte em CG

0
Funesp firma parceria e ampliar acesso ao esporte em CG

A ampliação do acesso ao esporte e o incentivo à inclusão social ganham reforço em Campo Grande com a parceria entre a Funesp (Fundação Municipal de Esportes), o Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil) e o Instituto Mais Ação. A cerimônia simbólica ocorreu nesta terça-feira (17), no Parque Ayrton Senna e marca o desenvolvimento do Projeto Semear Esportes.

A iniciativa dessa parceria oferece aulas gratuitas de futsal e voleibol para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos, de ambos os sexos, realizadas no contraturno escolar, com prioridade para estudantes da rede pública de ensino.

O projeto integra uma rede nacional presente em diversos municípios brasileiros e tem como propósito utilizar o esporte como ferramenta de formação cidadã, desenvolvimento social e fortalecimento de vínculos comunitários. Em Campo Grande, as atividades acontecem no Parque Ayrton Senna, ampliando as oportunidades de acesso ao esporte para crianças e adolescentes da região.

Rafael Presotto, diretor da Diretoria de Desenvolvimento de Esporte e Lazer da Funesp destacou a importância da parceria e do incentivo ao esporte no município. “Agradecer a parceria e a oportunidade de estarmos promovendo esse projeto em Campo Grande, além do apoio do Sicoob, que é patrocinador por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Instituto, por todo o suporte oferecido”, afirmou. “Nosso espaço está à disposição. Assim como este parque, temos outros parques na capital e, quando houver oportunidade, podemos também estender esse trabalho para outros locais”, completou. 

O projeto acontece por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Lei nº 11.438/06, e conta com apoio de instituição parceira. Marcio Lopes, representante do Sicoob Unique BR, destacou a importância do projeto para a comunidade e relembrou sua própria infância. “Trazer o esporte para nossas comunidades é algo muito importante. Quando eu era criança, não tínhamos uma oportunidade como essa, em uma estrutura como a que a Prefeitura de Campo Grande e a Funesp estão oferecendo. Aos pais que estão trazendo os seus filhos para participar de um projeto como esse, saibam que vocês estão contribuindo na formação de cidadãos com saúde, bem-estar e longe de influências negativas”, destacou. 

Kaline Melo, representante do Instituto Sicoob destacou o papel social da instituição e sua atuação junto às comunidades. “O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que segue princípios que nos regem e nos diferenciam, entre eles o sétimo princípio, que é o interesse pela comunidade. É a vontade de devolver para a sociedade tudo aquilo que construímos no nosso trabalho”, afirmou.

Além do ensino das modalidades esportivas, o projeto busca criar um ambiente educativo que valorize respeito, cooperação, trabalho em equipe, disciplina e convivência social, contribuindo para o desenvolvimento integral dos participantes. As atividades são conduzidas por profissional de Educação Física e incluem aulas regulares e momentos de integração esportiva, fortalecendo valores fundamentais para a formação de crianças e adolescentes. 

Nildo da Costa Viana, pai de uma das participantes, enfatizou o impacto social da iniciativa. “Eu acho que é muito importante esse projeto, porque tira as crianças da rua, de não fazer nada, e leva para o esporte, o que é muito válido”, destacou. Já Adrielly Alves, mãe de dois alunos do projeto, ressaltou as mudanças positivas na rotina dos filhos desde o início das atividades. “É a primeira vez que eles participam de um projeto e, desde o começo, já vejo resultados. Eles estão sempre animados, atentos aos horários e motivados para vir. Vejo esse projeto como um resgate para aqueles que ficam muito em casa, sem atividade física ou contato social, o que contribui muito para o desenvolvimento, especialmente na adolescência”, pontuou. 

Eric Leonardo Silva, coordenador do Instituto Mais Ação destacou a abrangência do projeto e a importância de parcerias para sua realização. “O Instituto Mais Ação está presente hoje em mais de 70 cidades, em 19 estados, atendendo em torno de 7 mil crianças, que recebem camisa, calção, meião, além de transporte para jogos amistosos. Nos festivais, também recebem medalhas, e tudo isso já está incluso no projeto, sem qualquer mensalidade. Tudo isso só acontece porque existe uma parceria por trás, que viabiliza o projeto e garante essas oportunidades”, explicou.

#ParaTodosVerem: Imagens do evento realizado nesta terça-feira (17).



Fonte: www.campogrande.ms.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui