Para reforçar as ações de Vigilância em Saúde em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (24) novas caminhonetes destinadas a 14 municípios. Os veículos oferecem mais agilidade ao trabalho das equipes e ampliam a capacidade de resposta no combate às endemias.
LEIA TAMBÉM:Feriado da Consciência Negra altera atendimento da Casa da Saúde
Adquiridos pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), os veículos fortalecem diretamente as ações de prevenção e controle de doenças como dengue, zika e chikungunya. Com maior mobilidade, as equipes atuam com rapidez nas visitas, inspeções e respostas a surtos.
O governador Eduardo Riedel destacou que o reforço à vigilância faz parte do compromisso permanente com a prevenção. “Esta caminhonete é para já trabalhar. É para apoiar as ações de combate, com foco na vigilância, que é onde começa o sucesso do sistema de saúde. O trabalho começa na prevenção, e é isso que estamos fortalecendo”, afirmou.
A ação integra a estratégia estadual Vigilância em Saúde – Vetores SES, que prioriza o fortalecimento das equipes municipais e a promoção da saúde ambiental. Com os novos veículos, os municípios ganham mais autonomia e capacidade operacional, garantindo resposta mais rápida às demandas locais.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
O secretário de Saúde, Maurício Simões, reforçou a importância da entrega. “Cumprimos o compromisso de entregar uma caminhonete para todos os municípios. As chuvas já chegaram, o calor aumentou, e esses veículos chegam em boa hora para intensificar as atividades de combate ao Aedes aegypti”, destacou.
Com as novas caminhonetes, Mato Grosso do Sul soma 51 veículos entregues exclusivamente para fortalecer a Vigilância em Saúde, somando investimentos superiores a R$ 11,2 milhões. A solenidade contou com a presença do secretário Walter Carneiro Júnior (Casa Civil), deputados estaduais e representantes da bancada federal.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
Além dessas entregas, a SES segue ampliando a estrutura de apoio aos municípios. Só neste ano, os investimentos destinados à Vigilância em Saúde, transporte assistencial e suporte às equipes municipais já ultrapassam R$ 23,1 milhões.








