Grupo Pereira é reconhecido pela Food To Save como uma das empresas mais comprometidas na luta contra o desperdício de alimentos no Brasil
Companhia também possui outras iniciativas, como a participação no Mesa Brasil, programa para o qual dou 760 toneladas de alimentos em 2024
O Grupo Pereira, sétimo maior varejista do país, recebeu recentemente um reconhecimento por seu compromisso com a sustentabilidade. A Food To Save, o app n.º1 do Brasil no combate ao desperdício de alimentos, destacou a empresa como uma das 20 mais engajadas de sua plataforma.
“Estamos honrados com este reconhecimento e motivados a seguir avançando em nossas iniciativas de sustentabilidade. O reaproveitamento de alimentos de qualidade são temas prioritários para nós, e continuaremos a trabalhar firmemente para fazer a diferença”, afirmou Simone Cotta, Head de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira.
Com uma proposta inovadora, que conecta lojas e restaurantes com excedentes de produção a pessoas engajadas no consumo consciente, a Food To Save firmou parceria com as lojas dos Supermercados Comper e Fort Atacadista, em Campo Grande (MS), desde junho de 2024, salvando mais de 16 toneladas de alimentos.
“Os supermercados têm uma grande oportunidade de transformar o cenário do desperdício de alimentos, e estamos felizes por colaborar com o Grupo Pereira nessa missão. Juntos, vamos promover mudanças significativas no setor”, destaca Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.
Além de ser parceiro da Food To Save, o Grupo Pereira também desenvolve outras iniciativas para evitar o desperdício de alimentos. Dentre elas, está a participação no Mesa Brasil, programa nacional de combate à fome do SESC, do qual o Grupo Pereira participa desde 2019; somente no último ano foram doadas 760 toneladas de alimentos ao programa. Destaque-se ainda, entre as iniciativas, o reaproveitamento de itens na preparação do cardápio dos refeitórios dos funcionários.
Como funciona a Food To Save
Todas as lojas do Comper e Fort da capital sul-mato-grossense disponibilizam sacolas com produtos do setor de padaria – como pães e bolos. O cliente adquire as chamadas Sacolas Surpresa sem escolher o seu conteúdo, que depende da disponibilidade diária, optando apenas pela categoria: doce, salgada ou mista. A compra é feita exclusivamente pelo app da Food To Save, sem venda direta na loja, e as Sacolas Surpresa devem ser resgatadas nas unidades pelo cliente.
“Tanto o Comper, quanto o Fort aderiram a essa importante colaboração na luta que está se espalhando pelo Brasil com objetivo de diminuir o desperdício de alimentos no varejo, além de engajar os clientes para fazer parte desse movimento de consumo consciente, proporcionando também o acesso a bons alimentos com preços mais baixos”, comenta Simone Cotta. “Com o sucesso que estamos tendo nas lojas de Campo Grande, nossa intenção é levar a iniciativa para as outras regiões onde atuamos”.
Sobre o Grupo Pereira
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 62 anos de história em 2024. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira tem 140 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 72 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 25 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e u Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.
Sobre a Food To Save
A Food To Save é uma foodtech sustentável, que nasceu para revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil. Por meio de um aplicativo, atua como um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados com o consumo consciente. Com mais de 4,5 mil toneladas de alimentos resgatadas e 4,5 milhões de Sacolas Surpresa vendidas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande, Vitória, Cuiabá, Fortaleza e Recife, a empresa mostra importante valor para enfrentar os problemas ambientais, sociais e econômicos que o país vive. Mais do que contribuir para um planeta mais sustentável, a startup engaja e empodera pessoas a reverem seus hábitos alimentares, lutando contra o desperdício de alimentos.
A Food To Save conta com mais de 340 mil seguidores no Instagram e foi ainda classificada como uma das melhores empresas para trabalhar em 2023, segundo o ranking da Great Place to Work. No mesmo ano, a empresa esteve entre os 10 apps mais baixados no Brasil, foi finalista na categoria Alimentos – Delivery do Prêmio Reclame Aqui 2023 e 2024 e está também entre as empresas selecionadas na segunda edição do Ranking EXAME Negócios em Expansão, na categoria Novatas. Em 2024, a foodtech recebeu selo do Sistema B, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.