Grupo Pereira lança pagamento por reconhecimento facial em parceria com o Payface no Comper Itanhangá
Com uma única selfie, o cliente se identifica e finaliza a compra de forma simples e sem fricção
O Vuon, braço financeiro do Grupo Pereira, iniciou a implementação de tecnologia de reconhecimento facial como meio de pagamento em suas unidades. A funcionalidade está vinculada ao Vuon Card, cartão próprio do grupo, que já soma cerca de 1,5 milhão de unidades emitidas.
A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Payface, empresa especializada em soluções de pagamento por biometria facial. Com a nova funcionalidade, os clientes podem realizar compras utilizando apenas o rosto, sem necessidade de cartão físico, senha, celular ou aplicativo.
A solução está disponível em duas unidades do Grupo Pereira: o Supermercado Comper Itanhangá, em Campo Grande (MS), e o Fort Atacadista do Jardim Liberdade, em Jundiaí (SP). Esta é a primeira vez que a rede Comper adota o pagamento por reconhecimento facial em uma de suas lojas.
“O Vuon Card já é um importante elo de relacionamento com os nossos clientes, e agora damos um passo além ao incorporar a biometria facial como meio de pagamento. A parceria com a Payface traduz o nosso compromisso em oferecer conveniência, inovação e segurança, simplificando a jornada de compra e reforçando o cuidado com quem escolhe o Grupo Pereira para as compras de seu dia a dia”, afirma Rafael Souza, diretor do Vuon.
De acordo com Victor Braz, diretor de arranjo fechado da Payface, a solução elimina etapas adicionais e acelera o início do uso do cartão, tornando a experiência mais fluida desde o primeiro momento. “Nossa solução dispensa o cartão físico e senhas, otimizando a operação ao tornar possível que o cliente realize o pagamento pelo Vuon Card imediatamente após aprovação”, afirma. Ele explica que essa eliminação da necessidade de etapas adicionais acelera significativamente a jornada de compra e impulsiona a ativação do cartão da loja desde o primeiro momento.




Sobre o Grupo Pereira
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 63 anos de história em 2025. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira tem 174 unidades de negócio, incluindo 34 lojas da rede de supermercados Comper, 69 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 4 lojas Schmit, 18 unidades do restaurante Trudy’s e uma steakhouse, 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 27 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros do Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1,5 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.
O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.
Sobre a Payface
Fundada no final de 2018, em Florianópolis (SC), a Payface é especializada em soluções de identificação, autenticação e pagamento por reconhecimento facial. A empresa começou suas operações desenvolvendo tecnologias de identificação e pagamento para o checkout de lojas físicas, atendendo clientes como St. Marche, Zona Sul e Prezunic. Em 2023, expandiu sua atuação com a aquisição da SmileGO, especialista em onboarding para cartões private label, o que permitiu sua entrada no mercado de cartões de marca própria, atendendo empresas como Oscar Calçados e Grupo Pereira. Em 2024, lançou o Fortface, solução inovadora de prevenção à fraude e autenticação por biometria facial, que em apenas 45 dias de operação processou mais de 4,6 milhões de transações. Certificada pelos selos iBeta 1 & 2, a solução é reconhecida por seu alto nível de segurança e usabilidade. A empresa captou R$ 45 milhões em sua Série A, liderada por um fundo do BTG Pactual. Também participaram da rodada o multifamily office Oikos, a HiPartners, fundo especializado em retail tech e o Oasis Ventures, fundo setorizado para fintechs. Em seu conselho, a empresa tem executivos como Marcia Mello (ex-CEO da da Global Payments e Conselheira da PagSeguro, do Banco Interbank, no Peru, Roberto Medeiros (ex-CEO da Rede e Multiplus), Roberto Nishikawa (ex-Presidente da Corretora Itaú) e Wagner Aguado (ex-Presidente da Bradesco Cartões).