Histórias de cidadania, conquistas e oportunidades marcam ação social da AGEMS em Chapadão do Sul

0
Histórias de cidadania, conquistas e oportunidades marcam ação social da AGEMS em Chapadão do Sul

Era por volta de 3:30 da madrugada desse sábado (13) quando Antônio Neto da Silva chegou com a família no portão da Escola Municipal Manoel de Barros, no bairro Esplanada, em Chapadão do Sul.

Antônio Silva e família, com Nélio Zanini: primeiros lugares garantidos para conseguir a carteira de identidade

No mesmo horário encontrou Nélio Zanini, que também acordou bem cedo para um importante compromisso. Ambos queriam garantir a emissão do tão esperado RG, um dos mais de 50 serviços e ações levados pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) e parceiros no projeto AGEMS Perto de Você.

Quando o dia amanheceu, um grande número de homens, mulheres e crianças animados já aumentava esse grupo, ansiosos também pelos atendimentos de saúde, assistência social, justiça, direitos do consumidor, habitação, emprego, educação ambiental e muitos outros.

Nélio Zanini: “certificado de sobrevivência”

No momento de confeccionar a nova carteira de identidade nacional, Nélio era só alegria. Aos 68 anos, ele conta em tom vitorioso a superação de três episódios de AVC e uma parada cardíaca. Com formação em Direito, Teologia e Parapsicologia e dezenas de outras capacitações, ele resume que até enfrentar as graves questões de saúde, “possuía 23 certificados, só faltava a de sobrevivência”.

As limitações decorrentes das doenças, mesmo que moderadas, eram a principal razão das dificuldades para ir em busca do novo RG pelo agendamento tradicional. “Hoje aqui é uma facilidade muito grande! Valeu a pena”, disse animado o aposentado. Ele foi o primeiro a passar pelos portões às 8 horas e foi imediatamente atendido pela equipe do Instituto de Identificação.

Trabalho e cidadania

Acompanhado da mulher, Iraci, e do filho Pedro Henrique, o colega de fila Antônio Silva já tinha programação completa para o dia. “Vai dar tempo de fazer o RG e ainda ir trabalhar. A gente já foi planejando quando ouviu falar desse evento, vai ficar muito bom”, disse, contando que o casal é funcionário de empresa terceirizada que cuida da limpeza de espaços públicos, e toma conta do serviço na Praça 23 de Outubro.

Sonhar e realizar

Quem também quis aproveitar a oportunidade foi Fabíola Renata Lima, uma das primeiras da fila para o exame de mamografia, oferecido em parceria com a Cassems. Com 40 anos recém completados e a consciência da importância da prevenção do câncer, ela viu na ação social uma forma de cuidar da saúde sem comprometer o orçamento.

Fabíola Renata: saúde, prevenção e economia para realizar sonho

Orgulhosa da profissão de operadora de máquina e trator a serviço de uma empresa agrícola, a moradora conta o principal motivo de querer economizar. “Eu moro atualmente lá na vila da empresa, onde a gente não gasta com aluguel nem nada. Mas agora é hora de economizar para fazer a nossa casa aqui na cidade. Achei muito bom conseguir o exame aqui, é prático e sem custo”.

Direito e oportunidade

Ao lado do ônibus da saúde, outra ação social com grande demanda. No caminhão da concessionária Energisa, Maria Cleunice Alves foi uma das consumidoras que conseguiram ser reinseridas no programa da tarifa social por meio do atendimento do AGEMS Perto de Você. “Eu pago uns 113 reais de luz, preciso economizar. Moro no Esplanada III, e vir aqui ficou mais perto para mim, mais fácil do que ter que procurar a empresa”.

Maria Cleunice: reinserção em programa social e expectativa de economizar na conta de luz.

Dia de sorte

Inscrito no programa social que da direito ao desconto na conta de luz, o vendedor de sorvetes Carlos Alexandre da Silva foi cedo até a escola Manoel de Barros apenas para cortar o cabelo.  Conhecido na cidade, recebeu pedidos por sorvete, e foi em casa buscar o carrinho. Se inscreveu no atendimento da concessionária para o sorteio de prêmios e foi um dos ganhadores de uma geladeira.

“Eu ganhei a minha geladeira velha já usada, tem uns seis meses. Ela não aguentava mais, eu nem estava mais comprando ‘mistura’, porque estragava. Agora, com a nova, é outra coisa”, comemorou, feliz.

Carlos Alexandre da Silva (ao centro, camisa do Palmeiras): sorte inesperada

 

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui