O Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) abriu oficialmente, nesta quarta-feira (1º), a campanha Outubro Rosa 2025 em Campo Grande. A mobilização, que acontece ao longo do mês, vai oferecer 80 mamografias gratuitas por dia para mulheres de 40 a 65 anos, além de marcar a inauguração de um mamógrafo de última geração, com tecnologia 3D.
LEIA TAMBÉM: Governo de MS investe R$ 1,2 milhão e Hospital de Câncer Alfredo Abrão abre 32 novos leitos
A solenidade contou com a presença de autoridades, dirigentes da Fundação e representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, parceira do hospital na ação. Durante o evento, a ONG Fios de Luz, de Belo Horizonte (MG), também entregou 300 perucas destinadas a pacientes em tratamento oncológico.
Atendimento gratuito
Os exames de rastreamento serão realizados de 2 a 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, com distribuição de senhas a partir das 6h no Ambulatório do HCAA, localizado na Rua Marechal Rondon, nº 1053. É necessário apresentar RG, CPF e Cartão SUS. O resultado será entregue em até 15 dias.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Tecnologia
O novo mamógrafo de tomossíntese, conhecido como mamografia 3D, possibilita a captação de imagens em diferentes ângulos, que são reconstruídas em cortes digitais de apenas 1 mm. O recurso aumenta a precisão no diagnóstico precoce, diminui falsos positivos e reduz a necessidade de exames complementares ou biópsias desnecessárias.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
Câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no Brasil, com estimativa de 73,6 mil novos casos entre 2023 e 2025. No Mato Grosso do Sul, a previsão é de 910 diagnósticos até o próximo ano.