O que é a regulação e o que de fato ela representa na vida das pessoas? Em pouco mais de quatro anos, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) conseguiu levar essa resposta a milhares de consumidores, instituições públicas e privadas e organizações da sociedade civil que até então tinham pouco conhecimento sobre o impacto da regulação na organização, eficiência e segurança dos serviços que usam todos os dias.
LEIA TAMBÉM: AGEMS fortalece diálogo com cooperativas de eletrificação rural e reforça papel de mediação no setor elétrico
Com a Diretoria de Inovação e Relações Institucionais criada na nova gestão iniciada em abril de 2021, a AGEMS protagonizou uma verdadeira transformação na forma como a regulação se conecta com a sociedade, com os parceiros institucionais, prestadores de serviço e com o Estado – como poder público responsável pelas concessões. A área fez com que a Agência se consolidasse como referência nacional em comunicação estratégica no âmbito da regulação e fortalecimento da imagem institucional.
ENTRE NO NOSSO CANAL E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO!
“Nós entendemos que a regulação só cumpre seu papel plenamente quando é compreendida e valorizada pela sociedade. O trabalho da Diretoria de Inovação nos dá visibilidade, une a AGEMS com as melhores práticas e fortalece nossa posição como referência nacional, reconhecida por agências de todo o Brasil”, afirma o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis, reconduzido para mais uma gestão de quatro anos.
Iniciativas estratégicas a serviço do cidadão
Um Plano de Comunicação com mais de 50 iniciativas anuais e o fortalecimento de parcerias institucionais estratégicas, com Ministérios Públicos, Tribunais, polícias, universidades e entidades da sociedade civil, mostram como a inovação aplicada à regulação pode gerar valor público, ampliar a percepção social da Agência e reposicionar a marca AGEMS como sinônimo de modernidade e compromisso com o cidadão.
Projetos como a Flor Solar, que une sustentabilidade e turismo no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, se tornaram vitrine de um conjunto de resultados focados em Inovação.
Campanhas e ações com linguagem acessível, seminários de alto nível com temas como desenvolvimento sustentável, liberdade econômica e reforma tributária, reunindo autoridades e especialistas de todo o país; uso criativo das redes sociais e acessibilidade com produção de materiais pensados para todos os públicos, elevaram a comunicação a um inédito patamar de eficiência. Foi assim que os direitos do usuário, o alerta para uso de serviço legalizado, e artigos científicos especializados se tornaram cartilha, folders e até mesmo um inédito livro de regulação publicado.
Parcerias, projetos e resultados
Premiações e reconhecimento vieram como consequência de uma gestão que alia técnica, criatividade e articulação institucional. Em 2023, a AGEMS foi a única agência do país a receber o Prêmio Nacional de Excelência em Gestão Pública, reflexo direto da governança inovadora e da eficiência implantada com o apoio decisivo da área de Inovação.
A diretora Rejane Monteiro destaca que cada ação é pensada para dar protagonismo à Agência, mas também para gerar impacto concreto e fazer a diferença na vida das pessoas.
Entre os marcos liderados pela DIR nos últimos anos, também está a realização do Curso de Especialização em Regulação, com a formação de 40 servidores; a remodelação da Carta Serviços da AGEMS.
“Construímos uma nova forma de comunicar e de agir institucionalmente. Valorizamos o marketing público, mas com responsabilidade e estratégia. Conectamos a AGEMS com grandes temas, grandes nomes, e principalmente com as pessoas. Nosso foco é projetar, posicionar e transformar”, ressalta.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS