deputado estadual Lidio Lopes participou, na noite de sexta-feira, 27 de março de 2026, da audiência pública realizada no Conviver Daudt Conceição, em Mundo Novo, para discutir a qualidade do fornecimento de energia elétrica pela Energisa no município e em toda a região do Cone Sul. O encontro foi promovido pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores, com a presença de representantes da AGEMS, Ministério Público, Defensoria Pública, Energisa, Associação Comercial e diversas lideranças.
LEIA TAMBÉM: Lidio Lopes pede sede própria da Polícia Militar em Mundo Novo para fortalecer segurança na fronteira
Ao usar a palavra, Lidio destacou que a instabilidade da energia atinge especialmente os pequenos produtores rurais e a bacia leiteira da região. Segundo ele, há casos em que produtores ficam “dois, três, cinco dias” sem energia, com resfriadores lotados e perda de “cinco, dez, quinze mil litros de leite”, o que gera “um prejuízo irreparável para esse produtor”.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
O deputado já encaminhou diversos ofícios e requerimentos à Energisa, a partir de demandas de vereadores de vários municípios do Cone Sul, com destaque para os assentamentos Auxiliadora e Rancho Loma, em Iguatemi, apontados como alguns dos mais afetados pelas quedas constantes e queima de equipamentos.
Lidio defendeu que a empresa adote medidas estruturais para resolver o problema. Para ele, é preciso “aumentar a potência de geradores, aumentar a potência da rede, trazer uma bitola mais forte, o que for preciso, porque ninguém mais aguenta, na bem da verdade, a falta de energia”.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
O parlamentar também ressaltou que a audiência nasceu de uma conversa anterior com a direção da Energisa, em Campo Grande, quando propôs levar o debate para perto da população. Lidio reafirmou que seguirá acompanhando as tratativas e cobrando soluções concretas para garantir segurança energética, proteção aos produtores e desenvolvimento econômico para toda a região do Cone Sul.







