Lula comenta sobre resultados eleitorais na Venezuela “Não tem nada de grave, nada de assustador”

0
192

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou pela primeira vez publicamente sobre o resultado das eleições na Venezuela, que deram vitória a Nicolás Maduro, mas estão sendo contestadas pela oposição e pela comunidade internacional.

Em entrevista à TV Centro América, afiliada da TV Globo em Mato Grosso, Lula afirmou a necessidade de apresentação das atas de votação e sugeriu que a oposição recorra judicialmente caso tenha dúvidas. Ele minimizou a gravidade da situação, dizendo: “Não tem nada de grave, nada de assustador”.

Lula ressaltou que disputas eleitorais são normais e devem ser resolvidas de maneira institucional. “É normal que tenha uma briga. Como resolve essa briga? Apresenta a ata. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com um recurso e vai esperar na Justiça o processo. E vai ter uma decisão, que a gente tem que acatar. Eu estou convencido de que é um processo normal, tranquilo”, afirmou.

Na entrevista, Lula também comentou a nota do Partido dos Trabalhadores (PT) que reconheceu Maduro como vencedor do pleito, criticando a cobertura da imprensa sobre o tema. “A nota do Partido dos Trabalhadores elogia o povo venezuelano pelas eleições pacíficas que houveram. Ao mesmo tempo, reconhece que o tribunal eleitoral já reconheceu [Nicolás] Maduro como vitorioso. Mas a oposição ainda não. Então, tem um processo. Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial, mas não tem nada de anormal”, destacou.

Até o momento, a manifestação oficial do governo brasileiro veio de uma nota do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que se posicionou de forma cautelosa, sem reconhecer o resultado, alegando a necessidade de mais informações para garantir a “transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.

Além disso, Lula conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para discutir a situação na Venezuela, embora o conteúdo da conversa não tenha sido revelado.