Ted Kotcheff, cineasta responsável por clássicos do cinema como Rambo – Programado para Matar (1982), morreu nesta quinta-feira (10), aos 94 anos.
A causa da morte não foi divulgada, mas, segundo seu filho, Thomas Kotscheff, o diretor “ morreu pacificamente, cercado pela família” em um hospital no México, informou o site TMZ.
Nascido no Canadá, Kotcheff teve uma trajetória de destaque em Hollywood. Ele conquistou o Urso de Ouro no Festival de Berlim com o filme O Grande Vigarista(1974) e, três anos depois, dirigiu a comédia policial Adivinhe Quem Vem para Roubar(1977), que também obteve sucesso de crítica e público.
Mas foi ao comandar a adaptação cinematográfica de Rambo, estrelada por Sylvester Stallone, que o diretor consolidou seu nome entre os grandes do gênero de ação. O longa deu origem a uma das franquias mais emblemáticas do cinema.
Além de sua atuação no cinema, Kotcheff também se destacou na televisão. Após um período com menos produções nas telonas, passou a trabalhar como produtor-executivo da série de sucesso Law & Order: SVU.
Outro trabalho marcante de sua carreira foi a comédia Um Morto Muito Louco(1989), que se tornou cult e é lembrada até hoje.