O Ministério Público do Estado recomendou à Prefeitura Municipal de Três Lagoas que adote medidas para zerar a fila de espera por atendimentos de fisioterapia oferecidos pelo sistema municipal de saúde por meio do SUS.
Levantamento apontou que, em setembro de 2022, havia 637 pacientes aguardando atendimento. Já em julho de 2024, a fila saltou para 1.302 pacientes esperando triagem, com prazos de até 218 dias.
A promotora de Justiça de Três Lagoas, Ana Cristina Carneiro Dias, determinou que, no prazo de 60 dias, o município apresente um plano de ação com metas e cronograma definidos. O plano deverá ser executado e concluído em até 180 dias, com o objetivo de reduzir significativamente a fila de espera por fisioterapia.
O MPE também solicitou que o município informe o número de pacientes atendidos mensalmente entre janeiro e abril de 2025. Além disso, deve ser enviada uma lista atualizada com todos os pacientes que aguardam atendimento em fisioterapia, em todas as modalidades e níveis de complexidade.
A Prefeitura de Três Lagoas deverá, ainda, regularizar em 180 dias a estrutura de atendimento das equipes e-Multi nas unidades de saúde, garantindo espaço físico exclusivo e adequado para os atendimentos de fisioterapia — individuais e coletivos — com equipamentos próprios, além de veículo para atendimentos domiciliares, conforme as normas técnicas do serviço.