Mato Grosso do Sul consolidou-se neste ano de 2025 como o estado de ponta na área de Saúde Digital. O território sul-mato-grossense registra a maior cobertura, com ao menos um serviço de telessaúde disponível em todos os municípios, entre os estados da Região Centro-Oeste. O resultado é ainda mais significativo considerando-se que o Centro-Oeste alcança o melhor índice do país.
Segundo dados de monitoramento do Ministério da Saúde, a Região Centro-Oeste registrou 61% de cobertura na disponibilização de serviços de Telessaúde, configurando-se como a macrorregião com o desempenho mais avançado. A liderança de Mato Grosso do Sul nesse cenário reforça o sucesso da política de saúde do estado em aliar tecnologia e acesso no SUS (Sistema Único de Saúde).
O avanço do Estado em Telessaúde é resultado de um alinhamento institucional aos três eixos do Programa SUS Digital do Ministério da Saúde: cultura de saúde digital, formação e educação permanente em saúde; soluções tecnológicas e serviços de saúde digital no âmbito do SUS; interoperabilidade, análise e disseminação de dados e informações de saúde.
E vem sendo colocado em prática por meio dos investimentos e esforço do Governo do Estado, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), junto aos 79 municípios. “Esse resultado reflete nosso compromisso estratégico em garantir que cada cidadão, mesmo nas áreas mais distantes, tenha acesso rápido e qualificado ao atendimento. A tecnologia é uma ferramenta essencial para promover a equidade no SUS,” afirma a Crhistinne Maymone, secretária adjunta de Estado da Saúde.
Saúde Digital

A execução dos serviços de implantação da saúde digital em MS é coordenada pela Superintendência de Saúde Digital da SES, incluindo a coordenadoria de Tecnologia de Informática e Informação. “Trabalhamos para que a Telessaúde seja um componente permanente da nossa rede de atenção. Estar com a melhor cobertura no Centro-Oeste, a região de maior destaque no país, mostra que estamos no caminho certo ao integrar teleconsultoria e telediagnóstico à rotina das unidades de saúde,” explica Marcia Bogena Cereser Tomasi, superintendente de Saúde Digital da SES.
“Desenvolvemos plataformas que conectam serviços essenciais, garantindo transparência e agilidade,” destaca Marcos Espíndola de Freitas, coordenador de Tecnologia de Informática e Informação da SES, sobre o processo de estruturação que envolve desafios como conectividade em todos os municípios, interoperabilidade dos sistemas e diversos outros.
E os números de produção em Telessaúde demonstram o impacto da infraestrutura implantada, registrando um crescimento de mais de 370% no volume total de eventos de telemedicina e telessaúde entre 2022 e 2025.
O destaque fica para a produção em Telediagnóstico em Cardiologia (Tele ECG), que se consolidou como um marco de resolubilidade, alcançando 63.862 atendimentos neste ano. Esse volume representa um salto impressionante, partindo de 43.265 em 2023 e 58.984 em 2024.
Adicionalmente, o serviço de Teleinterconsultas atingiu 13.030 atendimentos em 2025 somente no serviço NTS – DigSaúde/Fiocruz – Einstein, indicando a alta capacidade de suporte especializado à rede.

Impacto na Fila de Regulação Estadual
O foco de todo o esforço de expansão e alta produção da Telessaúde é a resolutividade, resultando na redução histórica das filas de regulação. A capilaridade do Telediagnóstico — que hoje alcança 58 municípios com TeleECG, 28 municípios com Teledermatologia e 7 municípios com Teleoftalmologia — garante acesso real à Atenção Especializada e sustenta um marco: Mato Grosso do Sul reconhecido nacionalmente como estado com pelo menos um ponto de telediagnóstico em 100% de seus municípios, consolidando-se como referência no país.
Esse impacto direto na eficiência se traduz na significativa redução nas filas de regulação para especialidades críticas, beneficiando milhares de pacientes:
- Neurologia Pediátrica: 6.394 pacientes provenientes da fila com atendimento realizado;
- Oftalmologia (Catarata): 5.096 pacientes provenientes da fila com atendimento realizado.
Como prova do alcance territorial, 14 municípios se destacam pelo elevado índice de especialidades resolvidas por teleatendimento, zerando ou reduzindo solicitações de especialidades em fila de espera. Entre eles, estão: Caracol, Aquidauana, Pedro Gomes, Brasilândia, Coxim, Fátima do Sul, Angélica, Anastácio, Deodápolis, Rio Negro, Sidrolândia, Selvíria, Vicentina e Bandeirantes.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Arquivo SES







