Uma mulher de 45 anos foi presa na tarde desta terça-feira por desacato e resistência, após agredir e insultar funcionários e guardas municipais em um posto de saúde no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande. Ela é usuária de drogas e estava em surto devido à abstinência de substâncias psicoativas.
Segundo o registro policial, a paciente estava internada há um dia na enfermaria da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, sofrendo de abstinência de drogas e dores musculares. Por volta das 12h15, ela fugiu da enfermaria, arrancou o acesso de medicamentos e começou a agredir a equipe de enfermagem e os médicos presentes.
A paciente, em estado alterado, exigia mais medicamentos, que foram recusados porque ela já havia sido medicada. Durante o surto, ela quebrou uma garrafa de álcool em gel e agrediu a equipe com uma bolsa. Um guarda municipal conseguiu acalmá-la temporariamente e ela foi encaminhada para atendimento na assistência social, onde recebeu alimentos e doações.
Posteriormente, ela solicitou atendimento clínico e odontológico, sendo atendida pelo clínico geral da unidade. No entanto, enquanto aguardava o atendimento odontológico, a mulher voltou a se alterar devido à demora e começou a invadir consultórios ocupados. O guarda municipal tentou dialogar, mas foi atacado com objetos arremessados pela paciente.
Em um novo surto, a mulher se jogou no chão e precisou ser contida pela equipe médica. Ela arremessou uma mesa na direção do guarda municipal, proferindo xingamentos e ameaças de morte, afirmando ser “mulher de bandido”.
Diante da situação, o guarda municipal solicitou apoio de uma viatura. A mulher foi detida e encaminhada para a delegacia, onde o caso foi registrado como desacato e resistência.