Música Erudita transforma o ambiente escolar em Campo Grande

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Música Erudita transforma o ambiente escolar em Campo Grande

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande estão imersos no universo da música clássica por meio do projeto “Música Erudita nas Escolas”, que combina apresentações ao vivo e oficinas educativas. A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e enriquecer o repertório sonoro dos estudantes, sendo realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) nas unidades escolares do município.

O projeto teve início no dia 20 de outubro, na Escola Municipal José de Souza, e chegou nesta segunda-feira (28) à Escola Municipal Nagen Jorge Saad, no Jardim Tijuca. As próximas apresentações estão previstas para a Escola Municipal Irene Skuykala, no dia 4 de novembro, e para a Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, em 25 de novembro.

O repertório apresentado pelo trio Opus Vivare, formado por Evandro Dotto (violão), Bianca Danzi (soprano) e Gabriel Almeida (violino), abrange períodos que vão do barroco ao romantismo, incluindo composições contemporâneas.

Para a diretora da Escola Municipal Nagen Jorge Saad, Renata Angelozi, a vivência estética proporcionada pelo projeto contribui significativamente para a formação integral dos alunos. “É muito importante que as escolas consigam trazer uma vivência estética musical diferente do que eles estão acostumados a ouvir. Recebendo essa informação dentro da escola, compreendendo o que é a música clássica e o que é a música popular, eles conseguem assimilar e valorizar essa experiência, experimentando a essência que a música erudita traz”, destaca a gestora.

Segundo ela, a presença da música e das artes no ambiente escolar torna os alunos mais sensíveis, concentrados e criativos, fortalecendo o desenvolvimento pessoal e ampliando a percepção estética e cultural.

O músico Evandro Dotto ressalta que o projeto cumpre um papel de democratização e valorização cultural. “A música sair de uma sala de concerto e vir para a periferia traz essa valorização e democratização do acesso. Nesse contexto, os alunos se sentem muito mais valorizados, pois estamos na região deles”, afirma.

Dotto relata que as apresentações têm gerado experiências transformadoras, como o despertar de talentos e o interesse pelo estudo de instrumentos musicais, ainda que o principal objetivo seja “trazer algo novo e inspirador para os alunos”.

O aluno Leonardo Frias, de 13 anos, do 7º ano da Escola Nagen Jorge Saad, expressou sua admiração pelo novo estilo musical. “É a primeira vez que escuto música erudita. Achei muito legal. Eu gosto de música sertaneja, mas essa também é bonita. A gente não precisa gostar só de um tipo de música, é bom conhecer estilos diferentes.”

O concerto realizado nesta segunda-feira contou também com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade e inclusão.

O projeto “Música Erudita nas Escolas” já percorreu nove municípios e realizou mais de 20 apresentações, com investimento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, Fundac, Prefeitura de Campo Grande e apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A ação reafirma o compromisso da gestão municipal em promover o acesso à arte e à cultura como instrumentos de formação, sensibilidade e transformação social.

#ParaTodosVerem
A matéria tem quatro fotos, todas são dos alunos e músicos em interação.



Fonte: www.campogrande.ms.gov.br

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