Na Sala de Guerra, instituições se preparam contra impactos climáticos com novo plano de ação para MS

0
Na Sala de Guerra, instituições se preparam contra impactos climáticos com novo plano de ação para MS

Grupo foi para que todas as entidades de MS trabalhem juntas em prol da população

A Sala de Guerra” de Mato Grosso do Sul, grupo multissetorial dedicado a antecipar e mitigar os impactos de eventos climáticos na integridade dos serviços essenciais, realizou uma reunião estratégica com foco nos desafios dos próximos três meses. O encontro resultou em um debate sólido com uma série de medidas concretas e o reforço da estrutura de atuação do grupo.

Próximos Passos: Plano de Ação e Estrutura Reforçada

Todas as instituições terão a missão de elaborar um plano de ação detalhado, visando à atuação coordenada. O objetivo é que seja construído um organograma, denominado Mapa de Guerra, que terá a missão de alinhar a comunicação integrada das entidades.

A construção de uma cartilha informativa com contribuições de cada entidade, centralizando orientações e procedimentos para a população também foi definida como um dos encaminhamentos da reunião.

Como sugestão, foi colocado a possibilidade de uma reserva de emergência para caso houver situações críticas.

A atuação do grupo será estruturada em seis bases operacionais no estado: Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Chapadão do Sul.

Carlos Alberto de Assis, Diretor-Presidente da AGEMS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), reforçou a importância da colaboração de todos. “Tivemos uma reunião bastante produtiva e eu estou muito feliz com o que estamos construindo aqui. Estamos trabalhando com todos os parceiros para minimizar o sofrimento das pessoas porque ficar uma hora sem energia impacta muito a vida delas. Estamos todos juntos, unindo conhecimento e esforços em prol da população de Mato Grosso do Sul”, afirma Assis.

Previsão Climática e Foco nos Próximos Três Meses

O debate principal focou nas previsões climáticas para o próximo trimestre. Segundo a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, a região enfrenta um cenário de atenção:

  • Risco de Fogo Elevado: Entre os dias 6 e 11 de outubro, há previsão de perigo elevado de fogo devido ao aumento das temperaturas e ao tempo seco.
  • Chuva Abaixo da Média e El Niño: As chuvas devem ficar ligeiramente abaixo da média no trimestre devido à influência de fenômenos climáticos, com o El Niño impactando o extremo sul. As temperaturas devem permanecer acima da média histórica em todo o estado.
  • Início das Chuvas: Por enquanto, os modelos não indicam atraso no início do período chuvoso, embora grande parte do estado siga em observação.

O Coordenador-Geral da Defesa Civil, Hugo Djan, destacou os avanços da proteção do estado com as forças militares e civis e como esse avanço fortaleceu a resiliência do estado: “Sem dúvidas esse grupo é fundamental para o futuro do Estado. A AGEMS desde sempre trouxe essa preocupação e tenho certeza que juntos vamos minimizar os impactos. Mesmo assim, em meio a esses desafios, Mato Grosso do Sul se destaca como um dos melhores estados para se viver”, comenta.

União de Esforços em Prol da População

O setor privado, representado por Dito Mario, Diretor-Executivo da Reflore/MS, elogiou a iniciativa e se colocou a disposição: “As empresas vêm para ajudar no que for preciso, porque é uma ação em que todos são protegidos. Queria destacar o papel essencial da AGEMS, que já vem algum tempo trabalhando nessa temática, de unir todas essas entidades, isso mostra a preocupação com as situações climáticas e com as pessoas que são afetadas de todos os setores’, comenta.

A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 19 de novembro, às 8h, na sede da Energisa, onde serão apresentados os primeiros resultados dos planos de ação.

Composição Ampliada e Sucesso Institucional

O Grupo “Sala de Guerra” já contava com a participação ativa de:

  • Órgãos de Segurança e Defesa: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas, Polícia Militar, Ambiental  Civil.
  • Setor Público e Meio Ambiente: Semadesc, Cemtec.
  • Concessionárias: MSGÁS, Sanesul, Águas Guariroba, Energisa e Neoenergia Elektro.
  • Secretarias e Agências locais: Semades, Agehab, SEAD e Agereg (Campo Grande).

Para fortalecer ainda mais a capacidade de resposta, serão convidados a integrar o grupo Hospitais e entidades de Educação.

A Ouvidora da Agência reguladora, Cristiane Leite encerrou a reunião com uma nota institucional de otimismo e reconhecimento:

“O sucesso da nossa ‘Sala de Guerra’ reside na comprovação de que o Mato Grosso do Sul está à frente, transformando o diálogo interinstitucional em ação. A união de órgãos públicos, concessionárias, setor privado, é o nosso escudo mais forte. Saímos desta reunião com planos concretos e a certeza de que a proteção da nossa população e dos serviços essenciais é a nossa prioridade máxima”, finaliza.

 

Por Bruna Aquino

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui