Natal dos Sonhos vira palco de esperança com sorteio do Recomeçar Moradia e apoio a famílias vulneráveis em Campo Grande

0

O clima festivo do Natal dos Sonhos, na Praça Ary Coelho, ganhou um significado especial nesta terça-feira (9). Em meio às luzes, apresentações e celebrações, a Prefeitura de Campo Grande promoveu o sorteio do Programa Recomeçar Moradia, ação que reforça o compromisso de transformar o período natalino também em um momento de acolhimento social.

LEIA TAMBÉM: Cantata de Natal encanta visitantes e reforça tradição de 36 anos do Shopping Campo Grande em celebrar o espírito natalino

O sorteio, conduzido pela Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (EMHA), contemplou as modalidades “Mulher Vítima de Violência” e “Pessoa com Deficiência”, em um processo público e transparente acompanhado pela equipe técnica da autarquia. As inscrições haviam sido realizadas em agosto.

Segundo o diretor-presidente da EMHA, Claudio Marques, a iniciativa representa mais do que um auxílio financeiro — simboliza um novo começo.
“Estamos beneficiando famílias que realmente precisam. Que esse apoio ajude a construir uma nova história, e que futuramente essas pessoas também possam ser contempladas com uma unidade habitacional. Todas serão acompanhadas pelo nosso setor social para garantir que o beneficio faça diferença na vida de cada uma”, destacou.

>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP 

Entre os contemplados, histórias emocionantes marcaram o sorteio.
Ariadne Nascimento, mãe de um menino autista de oito anos, esperava pela chance havia cinco anos. “Sempre mantive o cadastro atualizado acreditando que um dia chegaria nossa vez. Hoje eu disse: ‘Deus, está em suas mãos’. E aconteceu”, contou emocionada.

Daniela Garcia, também mãe atípica, reforçou a importância do auxílio: “Pago mais de mil reais de aluguel. Esse benefício vai aliviar quase metade. Gostei muito da transparência do sorteio, foi tudo claro e público.”

Já Flávia Cristina, grávida do quarto filho, saiu em lágrimas ao ver o nome entre os selecionados. “Nunca imaginei ser sorteada. Achava que precisava conhecer alguém lá dentro. Foi uma surpresa enorme. Agora vou conseguir me organizar melhor.”

>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR 

Sobre o Programa Recomeçar Moradia

O Recomeçar Moradia oferece R$ 500 mensais por 12 meses para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade a arcar com o aluguel, garantindo acesso a uma moradia segura. Durante todo o período, os beneficiários recebem acompanhamento social da EMHA para promover estabilidade e autonomia.

Para participar, é necessário:

Residir em Campo Grande há mais de dois anos;

Ter renda familiar de até três salários mínimos;

Não possuir imóvel próprio;

Estar inscrito no CadÚnico e no Cadastro Geral da EMHA;

Não ser atendido por outros programas habitacionais.

Critérios específicos incluem:

Mulheres vítimas de violência: medida protetiva vigente;PCDs: laudo médico atualizado com CID.

Reconhecimento nacional

O programa já beneficiou mais de 400 famílias e se tornou referência nacional em política habitacional emergencial. Em 2023, recebeu o Prêmio Selo de Mérito, no 70º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, organizado pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação.

A premiação reconhece iniciativas inovadoras e de impacto social, consolidando Campo Grande como referência na criação de soluções eficazes para a população mais vulnerável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui