Os projetos de concessão de rodovias em Mato Grosso do Sul vêm acompanhados de compromisso com a regulação eficiente, onde a inovação e a adoção de modernas ferramentas de gestão e fiscalização são prioridade para garantir qualidade e segurança aos usuários.
Com mais de 630 quilômetros já concedidos pelo Estado e com a crescente atração de investimento privado para ampliar a mobilidade e fortalecer o desenvolvimento regional, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) foca nos melhores modelos de gestão para garantir eficiência, segurança e qualidade na experiência dos usuários das rodovias.
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No Rio Grande do Sul, em uma visita técnica, a diretora de Transportes, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos, Caroline Tomanquevez, e o coordenador da Câmara Técnica de Rodovias, Vinicius Echeverria, foram ver de perto a tecnologia de uma concessão de pouco mais de dois anos que se tornou modelo de inovação.
Junto com o presidente das concessionárias Way 306 e Way 112, Paulo Lopes, e técnicos de tecnologia da informação do grupo, os representantes da AGEMS conheceram o funcionamento do moderno sistema free flow da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha para entender como soluções bem-sucedidas na região poderiam ser aplicáveis às concessões do Estado. A comitiva foi recebida pelo presidente, Ricardo Peres, e profissionais de diferentes áreas da CSG.
“Nós acreditamos que a tecnologia nas concessões é uma aliada indispensável da regulação e um instrumento capaz de ajudar Mato Grosso do Sul a atingir a meta de ter ainda mais desenvolvimento, de ser verde, próspero, inclusivo e digital. É muito produtivo ver o que está dando certo Brasil afora e o que pode ser aproveitado nos projetos aqui do estado”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
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Tecnologia e regulação
O free flow é um sistema de cobrança eletrônica de pedágio, que não requer a construção de praças com atendimento presencial. Em trânsito, sem ter que fazer parada, a passagem do veículo é captada por leitura eletrônica instalada em pórticos estrategicamente distribuídos acima da via. O impacto é infinitamente menor que o da construção de estruturas convencionais de, além de eliminar o sistema manual, e a circulação de moeda. A praticidade também torna o pagamento mais preciso em relação ao trecho percorrido.
“Tivemos a oportunidade de conhecer novas tecnologias que poderão ser viabilizadas em Mato Grosso do Sul, tanto no aspecto operacional da concessionária, quanto na nossa atividade de regulação”, conta a diretora Caroline. “Essa modernização é fundamental, é o que vem para o futuro das concessões rodoviárias. O free flow é uma tecnologia que vem para ficar”.
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Avanços
A concessão privada de rodovias no Estado completou cinco anos em abril. Pioneira, a MS-306, com 219 quilômetros, apresenta entregas acima do previsto e avanços da regulação.
Com pouco mais de dois anos e 412 quilômetros, o Sistema Viário MS-112/Trechos da BR-158 e BR-436 é outro que gerou melhorias, segurança e fiscalização eficiente. Em maio deste ano tiveram início as obras estruturantes. Em junho, a AGEMS homologou o primeiro sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV) para monitoramento viário em larga escala baseado em tecnologia 4G — com implantação antecipada em um ano em relação ao cronograma contratual.
“O intercâmbio de informações para conhecimento de novos modelos operacionais baseados em tecnologia é um passo importante no incentivo da regulação para que o Estado avance nas atuais e nas futuras concessões”, acredita o engenheiro Vinicius Echeverria.
Na sede da concessionária visitada, no município de Farroupilha, e em pontos de rodovias ao longo do Vale do rio Caí e na Serra Gaúcha, os profissionais da AGEMS verificaram o funcionamento do Centro de Controle de Arrecadação (CCA) e as estruturas dos pórticos.
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Totalmente eletrônico, o serviço do CCA ainda teve a vantagem de absorver a mão de obra dos trabalhadores que antes davam expediente nas praças. Com a mudança, em vez de desemprego, funcionários foram redirecionados para o novo centro de controle.
Facilidades para o usuário
Sem praças de pedágio, o sistema apresentado como modelo pela concessionária gaúcha oferece ao motorista diferentes sistemas digitais de pagamento, entre a TAG instalada no veículo, aplicativo para smartphone e totens instalados nas Bases de Serviço de Atendimento ao Usuário.
A infraestrutura ainda conta com câmeras de vigilância supermodernas, monitoradas em convênio com a polícia rodoviária, e estação meteorológica acoplada aos pórticos de pedágio eletrônico, um serviço de informação adicional que beneficia os usuários e toda a comunidade.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS