Novo concurso Campo Grande MS para professores é anunciado

0
91

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, anunciou a realização de um novo concurso para Secretaria de Educação ainda em 2023. A oferta será para ingresso de professores na rede municipal de ensino.

O anúncio ocorreu na segunda-feira, 24, durante o lançamento do programa ‘Juntos pela Escola’, na Escola Municipal Profª Danda Nunes.

De acordo com a prefeita, um estudo será realizado para definir o número de vagas e as áreas com maior necessidade de professores. O prazo exato para edital e provas ainda não foi revelado.

“Já pedimos um estudo de viabilidade, tendo em vista a necessidade do município. Assim que estiver tudo pronto, o concurso será lançado”, pontuou Adriane Lopes.

O secretário de Educação, Lucas Bittencourt, ressaltou que o concurso para professores é uma demanda antiga, uma vez que a última seleção para efetivos foi em 2016.

“Isso é importante e é um clamor da categoria. Tem que ser esse ano, mas a quantidade ainda está sendo levantada”, disse o titular da pasta.

O presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Gilvano Kunzler, reivindica que todos os professores sejam efetivos, exceto aqueles que assumem vaga de concursados, que ocupam cargos de direção.

“A vaga do professor que deixa a sala para ocupar cargo de diretor tem que estar garantida para quando ele voltar. Então, tem que ter o convocado, mas tirando esses, o que nós solicitamos é que todos sejam concursados”, comentou Gilvano, conforme noticiado pelo portal Campo Grande News.

Veja como foi o último concurso Campo Grande MS para professor 

O último concurso para professores efetivos de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ocorreu em 2016.

A oferta foi superior a 600 vagas para professores nas disciplinas de Artes, Educação Física, História, Geografia, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências. Além de professor de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Na época, o salário foi de R$2.546,06. Em função do espaço de tempo, os valores devem ser maiores atualmente.

A banca organizadora do último concurso foi a Fapec. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, provas dissertativas e provas de títulos.

Na parte objetiva, os candidatos responderam 60 questões sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-matemático, Legislação Básica da Educação, Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Conhecimentos Específicos.

Na prova dissertativa foi necessário elaborar um texto dissertativo-argumentativo. Já na prova de títulos, os concorrentes puderam aumentar a pontuação ao comprovarem especializações acadêmicas, como graduação e pós-graduação.

Assessoria