A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (30) a Operação Escudo de São Miguel, em Três Lagoas (MS), com o objetivo de identificar e prender pessoas envolvidas em crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados pela internet.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil prende, na Capital, condenado a mais de 31 anos por homicídio e outros crimes graves
Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo de Garantias da 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Campo Grande. Um suspeito foi preso em flagrante por armazenar imagens e vídeos de abuso sexual infantil em seus dispositivos eletrônicos, que foram apreendidos e encaminhados para perícia.
A operação faz parte dos esforços da Polícia Federal para combater a disseminação de material que retrata a violência sexual contra crianças e adolescentes. Embora a legislação brasileira ainda use o termo “pornografia infantil”, a comunidade internacional prefere a expressão “abuso sexual de crianças e adolescentes”, que traduz de forma mais precisa a gravidade e a violência desses crimes.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
A PF também reforçou o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes. Conversas francas sobre os riscos do ambiente digital, o uso seguro de redes sociais e jogos, e a observação de mudanças de comportamento podem ajudar a prevenir situações de risco.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
A instituição destaca que a prevenção e a informação são as principais ferramentas para proteger crianças e adolescentes de crimes dessa natureza. Segundo a corporação, estar atento, dialogar e orientar são atitudes capazes de salvar vidas e garantir a segurança dos jovens no mundo digital.







