Operação limpa fios acontece nesta quarta e vai repaginar o centro de Campo Grande

0
Operação limpa fios acontece nesta quarta e vai repaginar o centro de Campo Grande

Ação inédita vai retirar fios clandestinos da rede elétrica no centro da cidade

A partir das 22h desta quarta-feira (26), Campo Grande dará início à primeira grande intervenção do Projeto Limpa Fios, ação inédita que mobiliza a AGEMS, a Prefeitura Municipal e o Grupo Energisa para remover fios soltos, irregulares e abandonados do quadrilátero central da cidade.

A operação marca o início de um plano estruturado de reorganização da rede aérea, com foco em segurança, ordem urbana e modernização da infraestrutura.

Nesta terça-feira (25), o Grupo de Trabalho (GT) formado por AGEMS, Secretaria Especial de Articulação Regional (SEAR), Semades, Agetran, Sejusp, Energisa e demais equipes técnicas, se reuniram na sede da AGEMS para finalizar todos os preparativos, mapeamento de cabos e planejamento logístico da operação.

Parceria Institucional e Propósito do Projeto

O projeto piloto é fruto de uma ação conjunta articulada para enfrentar um problema histórico que afeta tanto a estética urbana quanto a segurança da população — especialmente em períodos de chuva, quando cabos soltos podem representar risco de acidentes.

O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, destacou o caráter estratégico da iniciativa:

“Estamos unindo esforços para entregar uma cidade mais segura e organizada, é uma medida para proteger o cidadão, evitar acidentes e cumprir nossa missão de fiscalização”, explica.

Primeira Operação: Onde e Como Vai Funcionar

A força-tarefa começará às 22h e seguirá até as 5h, para não impactar no trânsito e no fluxo de pedestres.
O primeiro trecho contemplado inclui um dos quadriláteros mais movimentados da Capital. A área é formada pelas avenidas Mato Grosso, 13 de Maio, Afonso Pena e Calógeras, incluindo as vias internas, Antônio Maria Coelho, Maracaju, Marechal Rondon, Dom Aquino e Barão do Rio Branco.

Um dos responsáveis pela coordenação operacional, o secretário da Sear, Darci Caldo, reforça que a atuação é essencial para garantir segurança e eficiência. “Estamos respondendo de forma técnica e integrada a um desafio que há anos afeta a vida das pessoas”, afirma.

Revitalização do Centro e Expansão para os Bairros

Para o secretário da Semades, Ademar Silva, a operação representa mais do que um ajuste técnico.

“Este é o primeiro passo de um processo maior. Vamos revitalizar o Centro para que a população volte a ocupá-lo com orgulho. Gradualmente, expandiremos esse cuidado para outras regiões”, comenta.

Irregularidades e Riscos: Por que a remoção é necessária

O engenheiro Paulo Patrício, coordenador da Câmara Técnica de Energia da AGEMS, explica que o problema dos fios irregulares é nacional e já possui normativas específicas.

“As regras da Aneel permitem a retirada de cabos irregulares. A medida é essencial para garantir segurança, conformidade e organização no compartilhamento da infraestrutura”, destaca.

De acordo com o Grupo Energisa, todas as 144 empresas cadastradas foram previamente notificadas. Entretanto, anos de instalações clandestinas — realizadas sem identificação, controle técnico ou autorização — provocaram acúmulo de cabos, excesso de peso nos postes e riscos à população, conforme explica João Ricardo Nascimento, coordenador de construção e manutenção da Energisa.

Com o início do Projeto Limpa Fios, Campo Grande dá um passo decisivo para restabelecer a organização da rede aérea, melhorar a segurança urbana e preparar o Centro para uma nova fase de revitalização.

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui