A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou nesta quarta-feira (23) a Operação Toque de Silêncio, com o objetivo de combater um esquema de contrabando em Dourados, Mato Grosso do Sul. A ação incluiu o cumprimento de mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além do sequestro de ativos financeiros e bens no valor de R$ 3 milhões.
As investigações revelaram que um hotel em Dourados funcionava como depósito permanente de mercadorias ilegais provenientes do Paraguai. O hotel servia como um ponto estratégico para o armazenamento de produtos contrabandeados, como cigarros, perfumes, eletrônicos, roupas e outros itens.
O principal alvo da operação já havia sido investigado anteriormente na Operação Fronteira Legal, deflagrada em setembro de 2021. A investigação atual identificou com maior precisão o modo de operação dos envolvidos, que utilizavam o hotel para esconder as mercadorias e tentavam evitar a ação policial por meio da divisão de tarefas e rotas, além do fracionamento das mercadorias para minimizar prejuízos em caso de apreensões.
Diversas pessoas foram presas em flagrante ao transportar produtos contrabandeados. Muitos dos detidos confirmaram que os itens seriam armazenados no hotel e implicaram o sócio proprietário no esquema.