Para aumentar consumo, leguminosa tem dia instituído pela ONU

0
Para aumentar consumo, leguminosa tem dia instituído pela ONU

 

Para aumentar consumo, leguminosa tem dia instituído pela ONU

Depois da pandemia, procura por alimentos saudáveis aumentou e até o fim de 2025, a expectativa é que o consumo cresça em 27%

Integrante de uma dieta saudável e equilibrada, as leguminosas, grãos que nascem em vagens ricas em tecido fibroso, são consumidas desde as eras primitivas, quando os povos mantinham os grãos como feijão e milho na base de sua alimentação. Milênios depois, a cultura ganhou destaque no mundo e as leguminosas passaram a fazer parte do dia a dia da alimentação de boa parte da população.

Leia também: Projeto do deputado Jamilson Name propõe atualização da Legislação Estadual para inclusão de pessoas com deficiência auditiva

A importância é tamanha, tanto na promoção da biodiversidade do solo, quanto no valor nutritivo, principalmente onde os derivados de leite e carne não são acessíveis para toda a população, que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) institui a data de 10 de fevereiro como o Dia Mundial das Leguminosas.

De acordo com a nutricionista Letícia Chessini, encarregada Regional do Grupo Pereira, que reúne o Fort Atacadista e os Supermercados Comper, os benefícios das leguminosas para a saúde são inúmeros. As leguminosas, que incluem ainda feijão, amendoim, ervilha, fava, lentilha e o grão-de-bico, este último, base de pratos típicos do Mediterrâneo como os húmus, são ricos em fibras e baixos em colesterol, sendo também fonte de vitaminas C, K e do complexo B (principalmente B1 e ácido fólico).

“As leguminosas são fontes de proteínas de origem vegetal, elas contêm bons níveis de sais minerais, cálcio, ferro, fósforo, potássio e zinco, além de apresentarem em sua composição, carboidratos complexos e outros nutrientes, como antioxidantes e carotenóides”, completa Letícia.

A nutricionista aponta que junto com outros hábitos saudáveis, que incluem a ingestão de porções de frutas, verduras e legumes, sem falar da hidratação constante, as leguminosas podem oferecer vantagens à saúde como a melhora do funcionamento do sistema digestivo, ajudando na prevenção de doenças, como o câncer, no maior controle sobre os níveis de glicemia e colesterol, o que diminui o risco de diabetes e doenças cardiovasculares, além de auxiliar na sensação de saciedade.

“O consumo de leguminosas em uma dieta saudável oferece mais energia e disposição. Também atua diretamente no combate à anemia, ou seja, são diversas as qualidades desses alimentos, que são recomendados pelos profissionais da saúde no tratamento de várias doenças”, diz.

Mais nutrientes

Letícia sugere ainda variar os tipos de leguminosas na alimentação, para que o organismo adquira maior propriedade de nutrientes. Ela aponta o grão-de-bico e a lentilha como alternativas ao feijão, para quem sente problemas com a sensação de estufamento, causada pelos gases.

Outra dica é deixar leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico de molho na água entre 6 a 12 horas para evitar esse mal-estar. Ela explica que o fitato, presente nas leguminosas, é um antinutriente que pode atrapalhar a absorção de minerais como ferro, zinco e cálcio, e também causar desconfortos intestinais, como gases e estufamento, porque dificulta a digestão.

“O grão-de-bico é uma leguminosa rica em aminoácidos, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e magnésio, e é uma famosa alternativa ao feijão, assim como a lentilha. Como preparo, pode ser usado em molhos, saladas e sopas”, reitera a nutricionista.

Leia também: Na abertura do ano legislativo, Gerson destaca harmonia entre poderes e compromisso com a sociedade

Já a lentilha, completa, é fonte de carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, fósforo, magnésio, potássio, selênio e zinco.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 62 anos de história em 2024. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem 140 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 72 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 25 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker — distribuidor oficial da Nestlé —, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e u Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Leia também: Governo de MS apresenta projetos de desenvolvimento econômico, social e de meio ambiente na Alems

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Fonte: satocomunicacao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui