Para garantir a segurança nas eleições do MS operação contará com 8 mil membros da Segurança Pública

Boca de urna e compra de votos estão entre os crimes a serem evitados

0
69
Ilustração

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do MS, a Sejusp, deflagra operação ”Eleições 2022” para garantir a segurança no processo eleitoral, no Mato Grosso do Sul.  A ação contará com 8 mil membros da Segurança Pública e será deflagrada nesta sexta-feira (30).

A ativação da operação será feita pelo Centro Integrado de Comando e Controle, o CICC de Mato Grosso do Sul. Das forças de segurança, estarão presentes a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Departamento de Operações de Fronteira, além dos órgãos estaduais de inteligência.

Conforme a divulgação, as atividades – monitoradas e coordenadas em nível nacional pela Secretaria de Operações Integradas, através do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) e, em Mato Grosso do Sul, pela Sejusp, através do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E), já estão em pleno funcionamento desde o último dia 26 de setembro.

O objetivo é prestar apoio irrestrito à Justiça Eleitoral, para ‘’prevenir, coibir e reprimir, se necessário for, toda e qualquer ação ou delito que de alguma forma venham a prejudicar o bom andamento das eleições e da ordem pública, no primeiro e segundo turnos das eleições’’.

Crimes

Entre os crimes que precisam ser evitados, estão a boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compra de votos, além de manifestações pacíficas ou violentas, bloqueios de vias, ameaças e atentados. Serão ainda monitorados pela segurança pública fatores que podem prejudicar o andamento do pleito, como temporais e/ou alagamentos e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.

Haverá locais onde a fiscalização será mais intensa, como cartórios eleitorais, locais de votação, locais de totalização e apuração, além das vias públicas e estações de transporte público.

Boletins

Os indicadores gerados por possíveis crimes ou impactos no pleito irão alimentar os boletins informativos que serão divulgados de 3 em 3 horas, partir das 9h do dia 2 de outubro, por meio de releases que serão encaminhados por e-mail ou grupos de imprensa. Os trabalhos serão monitorados pelo CICC-N e pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E).