Uma ação marcada pela solidariedade e empatia levou esperança e autoestima a pacientes em tratamento oncológico no Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA), em Campo Grande (MS). Em uma cerimônia emocionante realizada nesta quinta-feira (22), foram entregues 100 perucas a mulheres em tratamento contra o câncer.
LEIA TAMBÉM: No coração do Hospital Regional, o amor de mãe é ponte para a superação e estímulo para conquistas
A iniciativa foi possível graças à união de esforços entre a ONG Fio de Luz, de Belo Horizonte (MG), a Receita Federal do Brasil – unidade de Ponta Porã (MS), o HCAA e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande. As perucas foram confeccionadas a partir de cabelos apreendidos pela Receita Federal, que, por meio do programa Cidadania Fiscal – voltado à destinação de mercadorias apreendidas –, repassou os materiais para a ONG. Os fios foram transformados em perucas de alta qualidade, destinadas gratuitamente às pacientes.
Durante a cerimônia de entrega, estiveram presentes o presidente da ONG Fio de Luz, Edmilson Marques de Oliveira; o delegado titular da Receita Federal, José Ricardo Moreira; a presidente do HCAA, Sueli Lopes Telles; a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande, Idelice Souza Marinho; o conselheiro da Fundação Carmem Prudente de MS, Carlos Ruas; e o administrador do HCAA, Amilton Fernandes Alvarenga, além de outros gestores e representantes das instituições envolvidas.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
O objetivo da ação vai além da entrega de perucas. Trata-se de uma iniciativa voltada ao resgate da autoestima, do bem-estar emocional e da dignidade de mulheres em um momento de extrema vulnerabilidade. Algumas pacientes presentes na ocasião já receberam suas perucas, em momentos marcados por forte emoção.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
A direção do hospital e os parceiros envolvidos destacaram a importância da união entre o poder público e entidades da sociedade civil para viabilizar ações de impacto social, promovendo cuidado, acolhimento e solidariedade. A expectativa é que gestos como esse inspirem novas iniciativas em prol do bem-estar dos pacientes oncológicos.