Perdeu o busão? Procon autua Consórcio Guaicurus por atrasos nos itinerários

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Levando em consideração o aumento cada vez maior do número de reclamações por usuários do transporte coletivo de Campo Grande, equipes de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast estiveram nas ruas, oportunidade em que permaneceram por horas em diferentes pontos de ônibus para averiguarem a veracidade das denúncias.

Na permanência nos locais de parada dos veículos foi possível às fiscais do Procon Estadual constatar irregularidades tais como publicidade enganosa, atrasos, ausência de informação ou informação inadequada além de má prestação ou não cumprimento dos serviços propostos pelo Consórcio Guaicurus. As regiões da cidade, alvo da verificação, foram os bairros Monte Castelo e Jardim Tarumã, além da rua Rui Barbosa, na área central.

No caso de publicidade enganosa vale notar que no site www.consorcioguaicurus.com.br, oficial da prestadora de serviços, consta locais para aquisição e recarga de cartões de transporte coletivo ao portador, entretanto na maioria dos lugares anunciados inexiste o serviço. Essa irregularidade foi constatada tanto no bairros Monte Castelo como na região do Aero Rancho.

No que tange a informações inadequadas ou ausência de informações o que se verificou diz respeito a inexistência de tabela onde constem horário de saída e tempo de percurso entre o ponto de partida e o destino final ou, quando existe, não condiz com a realidade vivida pelos usuários, uma vez que, via de regra, o tempo de percurso é superior ao indicado. Ainda nesta irregularidade pode se englobar a ausência de informação sobre o valor da tarifa. Que também é previsto na legislação. Outro caso recorrente é atraso no cumprimento da maioria dos trajetos.

 

 

 

 

 

Foto: Procon/MS ( Arquivo)