Uma pesquisa de intenção de votos para o Senado em Mato Grosso do Sul aponta um cenário de equilíbrio entre os principais pré-candidatos na disputa pelas duas vagas que estarão em jogo nas próximas eleições. O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR) em parceria com o Correio do Estado, entre os dias 5 e 9 de março, e indica empate técnico triplo entre três nomes que aparecem na liderança.
LEIA TAMBÉM: Gerson Claro lidera avaliação popular entre deputados estaduais de MS, aponta pesquisa Ranking
No cenário estimulado — quando os entrevistados recebem uma lista com os possíveis candidatos — o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) aparece com 18,2% das intenções de voto, seguido pelo ex-deputado estadual Capitão Contar (PL) com 17,2% e pelo senador Nelsinho Trad (PSD) com 14,6%.
Considerando a margem de erro de 3,5 pontos percentuais, os três pré-candidatos estão tecnicamente empatados. Nesse cenário, Azambuja pode variar entre 14,7% e 21,5%, Contar entre 13,7% e 20,7%, e Nelsinho entre 11,1% e 18,1%.
Segundo bloco também registra empate
A pesquisa também aponta equilíbrio entre outros nomes que aparecem na sequência. A senadora Soraya Thronicke (Podemos) registra 8%, seguida pelo deputado federal Vander Loubet (PT) com 7% e pelo deputado federal Marcos Pollon (PL) com 6%.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Dentro da margem de erro, também há empate técnico entre os três. Soraya pode variar entre 4,5% e 11,5%, Vander entre 3,5% e 10%, e Pollon entre 2,5% e 9%.
Outro dado relevante é o alto índice de indecisão: 29% dos entrevistados afirmaram ainda não saber em quem votar.
Pesquisa ouviu eleitores em 17 cidades
O levantamento ouviu 784 pessoas com 16 anos ou mais, em 17 municípios de Mato Grosso do Sul, entre eles Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí e Nova Andradina.
Essas cidades concentram aproximadamente 68% do eleitorado estadual, o que representa cerca de 1,2 milhão de eleitores do total de 1,8 milhão registrados no estado.
Segundo os organizadores da pesquisa, a distribuição geográfica da amostra permite oferecer um retrato representativo do cenário eleitoral atual.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
Cenário espontâneo tem baixa definição
No levantamento espontâneo — quando o eleitor responde sem receber opções de candidatos — o ex-governador Reinaldo Azambuja também aparece na liderança, com 3,95% das citações.
Na sequência aparecem Nelsinho Trad, com 1,66%, e Capitão Contar, com 1,40%. Outros nomes mencionados foram Tereza Cristina (PP) com 1,28%, Marcos Pollon com 0,89%, Simone Tebet (MDB) com 0,64% e Soraya Thronicke com 0,38%.
Entretanto, a maioria dos entrevistados — 89,03% — afirmou não saber ou preferiu não responder.
Soraya lidera índice de rejeição
A pesquisa também mediu o índice de rejeição entre os possíveis candidatos ao Senado. A maior rejeição é da senadora Soraya Thronicke, com 15,43%.
Em seguida aparecem Capitão Contar, com 12,37%, Nelsinho Trad, com 7,40%, Reinaldo Azambuja, com 6,89%, Vander Loubet, com 6,12%, e Marcos Pollon, com 5,48%.
Entre os entrevistados, 21,94% afirmaram não rejeitar nenhum candidato, enquanto 15,05% disseram rejeitar todos.
Disputa segue aberta
De acordo com o diretor do Instituto de Pesquisa Resultado, Aruaque Fressato Barbosa, o levantamento mostra uma disputa competitiva e ainda indefinida.
Segundo ele, como serão duas vagas em disputa, diferentes estratégias de campanha poderão influenciar o comportamento do eleitorado até o dia da votação.
“O levantamento apresenta uma fotografia do momento atual. Mudanças no cenário político, alianças, posicionamentos dos candidatos e estratégias de comunicação podem alterar os índices de intenção de voto ao longo da campanha”, afirmou.
Apesar da disputa equilibrada, o diretor destaca que Azambuja, Capitão Contar e Nelsinho Trad aparecem, neste momento, com vantagem competitiva em relação aos demais nomes testados.F
FONTE: correiodoestado.com.br







