Campo Grande (MS) – Ontem e hoje, o estado de Mato Grosso do Sul sediou em Campo Grande o SULMaSSP, em seu 3º encontro Estratégico da Segurança Pública, que reuniu os secretários de Segurança Pública dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, bem como as forças de segurança dos respectivos estados, com o objetivo alinhar a atuação e coordenação para o fortalecimento e repressão aos crimes nas fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Bolívia e nas divisas entre os estados que compõem o bloco.
Além da PMMS, representada pelo Comandante-Geral, Coronel PM Renato dos Anjos Garnes, estiveram presentes no evento os Comandantes-Gerais das Polícias Militares, Coronel da Brigada Militar Cláudio dos Santos Feoli, do Rio Grande do Sul, Coronel PM Aurelio José Pelozato da Rosa, de Santa Catarina, Coronel PM Jefferson Silva, do Paraná e o Coronel PM Cássio Araújo de Freitas, de São Paulo.
O encontro também reuniu as demais forças de segurança dos cinco estados, como Corpos de Bombeiro Militares, Delegados-Gerais das Polícias Civil, diretores das Polícias Penais, das Perícias Criminais e dos Centros Integrados de Comando e Controle.
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul participou de debates em câmaras temáticas, juntamente com as demais forças de segurança e os secretários de Segurança Pública dos respectivos estados, visando estabelecer uma integração sólida, repercutindo na desarticulação do crime e em mais segurança para as cidades e para o campo, fronteiras e rota bioceânica.
Aproveitando o evento, na manhã de hoje, o Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Renato, recebeu em seu gabinete os Comandantes-Gerais dos quatro estados que fazem parte do bloco para uma reunião, na qual foram discutidos temas como o fortalecimento à repressão dos crimes trasfronteiriços e a intensificação da vigilância nas divisas estaduais. Após a reunião, a PMMS entregou um souvenir com objetos culturais de MS, como a erva de tereré, bomba e cuia.
Sobre a Operação:
A Operação “Fronteiras e Divisas Integradas”, busca garantir maior segurança à população, através do combate ao tráfico de armas, drogas, contrabando, descaminho, roubo e furto de cargas, roubos em estabelecimentos bancários, ações de “novo cangaço” e outros delitos. Dessa forma, busca-se enfrentar os desafios impostos pela realidade dessas áreas e proteger a sociedade de crimes transnacionais e interestaduais.
Números anteriores:
A primeira operação “Fronteiras e Divisas Integradas” ocorreu de 12 a 15 de maio, no município de Guaíra/PR, resultando:
– prisão de 127 pessoas,
– 184 veículos apreendidos,
– 32 mil pessoas abordadas,
– 40 mil maços de cigarros contrabandeados apreendidos,
– 17 armas de fogo tiradas de circulação,
– apreensão de 3.487 mil toneladas de entorpecentes
– cumprimento de 103 mandados judiciais.
A segunda edição, ocorreu de 21 a 23 de julho e foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, resultando:
– prisão de mais de 1.500 pessoas,
– apreensão de 11 toneladas de entorpecentes,
– captura de 423 foragidos.
– retiradas de circulação 185 armas de fogo,
– 145 veículos recuperados.
Assessoria de Comunicação da PMMS
Fonte: Policia Militar MS