Durante todo o mês de novembro, a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul realizou a arrecadação de 4.249 brinquedos, sendo 2.304 no interior e 1.945 na capital. A ação, que faz parte da “Caixa Encantada” do Governo do Estado tinha como meta inicial estabelecida de 1000 brinquedos, mas ultrapassou as expectativas e irá promover a alegria de muitas outras crianças, durante as festividades de final de ano.
A campanha reforça que a polícia civil além de atuar na segurança pública também fornece suporte necessário às questões sociais. No interior os brinquedos já foram distribuídos, já na capital a entrega será feita pelo Governo do Estado.
Confira como foi a entrega no interior
Aquidauana
Em Aquidauana foram arrecadados 300 brinquedos que foram entregues nas unidades de acolhimento de crianças e adolescentes de Aquidauana e Anastácio. Também houve doação para o Conselho Tutelar de ambas cidades.
Fátima do Sul
Em Fátima, os brinquedos foram entregues para o CEIM Prof Ively Monteiro e CEIM Abelhinha. As creches contempladas atendem, juntas, aproximadamente 200 crianças na faixa entre 5 meses e 4 anos.
Glória de Dourados e Deodápolis
Nos municípios de Glória de Dourados e Deodápolis foram contemplados o CEMEI Professor Luiz Pinheiro e a Apae Deodápolis.
Vicentina
Em Vicentina, os brinquedos foram entregues para as crianças da creche Chapeuzinho Vermelho, no Distrito de São José. Já em Caarapó, foram atendidos os alunos do pré-escolar Nhandejara da Aldeia Tey-kue, bem como crianças abrigadas no Centro Marie Ariane (CEMA).
Corumbá
Na manhã do dia 16/11 a Delegacia Regional de Corumbá presenteou as crianças da escola ribeirinha Jatobazinho, de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, com classes seriadas de 1º ao 5º ano, que desenvolve seus trabalhos na Fazenda, localizada em área isolada, de difícil acesso, situada às margens do rio Paraguai, a 100 km do centro de Corumbá (MS), aproximadamente duas horas de barco.
Coronel Sapucaia
Em Coronel Sapucaia, os brinquedos foram entregues para crianças da Unidade de Acolhimento, Casa Abrigo, durante a operação “Natal Mais Feliz”. Já em Juti, foram contempladas a unidade de acolhimento, comunidades indígenas e áreas carentes do município.
No município de Ponta Porã, foi agraciado o Grupo Camará de Capoeira, projeto social que atende mais de 100 crianças carentes, oferecendo aulas de capoeira, expressão corporal, recreação, informática, entre outros.
Coxim
Em Coxim, a distribuição aconteceu em duas creches municipais: o CEI Nely Martins, no Bairro Piracema, e a CEI Ildon Torquato Ribeiro, na Vila do Pequi. Durante a entrega, os policiais puderam interagir com as crianças, apresentando-as à profissão policial.
Três Lagoas
Na manhã do dia 18/11 foi a vez da Regional de Três Lagoas entregar os brinquedos arrecadados. Os presentes foram distribuídos às crianças do projeto social “Ação Social Boa Esperança –ASBE”. A criançada recebeu com muito carinhos os policiais civis, puderam conhecer de perto o funcionamento das e ficaram muito felizes com os presentes recebidos.
Água Clara
Em Água Clara a entrega também foi no dia 18/11. Foram mais de 140 brinquedos para crianças dos bairros Vista alegre, Núcleo Industrial Barra Mansa e abrigo municipal.
Aral Moreira
No município de Aral Moreira, em um gesto de solidariedade, foram agraciadas as crianças do Abrigo Lar Criança Feliz. O momento foi marcado por sorrisos e abraços acolhedores.
Bataguassu
No dia 20/11, a Delegacia Regional de Bataguassu promoveu uma bela ação solidária, doando dezenas de brinquedos à associação Caritas. A iniciativa levou alegria a mais de 40 crianças carentes. Durante a entrega, os pequenos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da polícia.
Houve também arrecadação e entrega nas regionais de Aquidauana, Dourados, Jardim, Naviraí e Nova Andradina.
A campanha é um reflexo do compromisso da Polícia Civil em realmente fazer a diferença na vida das pessoas, especialmente daqueles que mais precisam. A iniciativa não apenas proporcionou presentes materiais, mas também renovou a esperança e a fé na solidariedade humana.
Fonte: Policia Civil MS