Polícia Civil de Mato Grosso do Sul intensifica ações da Operação Shamar em Ponta Porã

0
69

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em conjunto com o Departamento de Polícia do Interior (DPI), o Departamento de Polícia da Capital (DPC) e o Departamento de Polícia Especializada (DPE), intensificou as ações da OPERAÇÃO SHAMAR na Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Ponta Porã, entre os dias 19 e 23 de agosto de 2024.

A OPERAÇÃO SHAMAR, cujo nome significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar” em hebraico, é uma operação nacional voltada para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, além do enfrentamento ao feminicídio. Durante este período, a DAM de Ponta Porã, assim como outras delegacias no estado, realizará uma série de atividades, como intimações, oitivas, instauração e conclusão de procedimentos policiais, cumprimentos de mandados de prisão e de busca e apreensão, além de palestras e entrevistas voltadas para a conscientização sobre o tema.

Dada a localização fronteiriça de Ponta Porã, uma força-tarefa foi organizada, contando com a colaboração de policiais locais e delegados de diversas áreas, bem como assessores da DGPC. O objetivo é reforçar as ações de proteção a este grupo vulnerável, especialmente durante o “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher.

No dia 20 de agosto, a DAM de Ponta Porã recebeu a visita do Diretor do DPC, Dr. Edilson dos Santos, e de seus coordenadores, Dr. Rodrigo Vasconcellos e Dr. Mário Queiroz, que acompanharam as ações e reforçaram o compromisso da Polícia Civil em proteger e apoiar as vítimas de violência doméstica e familiar.

A Coordenação do NIC/DGPC/MS expressou sua gratidão pela colaboração de todos os envolvidos, destacando o apoio incondicional do Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Lupérsio Degerone.