Polícia Civil deflagra operação “Quilowatt” contra furto de energia elétrica em Porto Murtinho

0
Polícia Civil deflagra operação “Quilowatt” contra furto de energia elétrica em Porto Murtinho

 

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Porto Murtinho, deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a operação “Quilowatt”, com o objetivo de combater furtos de energia elétrica e fraudes na medição de consumo em imóveis da cidade. A ação contou com apoio da Perícia Criminal, da concessionária Energisa e da Polícia Militar.

LEIA TAMBÉM: Polícia Civil e Energisa assinam termo de cooperação técnica para hangar do DRACCO

Segundo apurado, foi feito o mapeamento e a vistoria de 12 imóveis, com base nos dados fornecidos pela concessionária, que indicavam divergências no consumo de energia em determinados locais. As fiscalizações confirmaram irregularidades em parte dos imóveis vistoriados.

Ao final, cinco pessoas foram conduzidas à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Murtinho, sendo quatro autuadas em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica, conforme previsto no artigo 155, §3º, do Código Penal.

ENTRE NO NOSSO CANAL E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO!

Segundo a Polícia Civil e representantes da Energisa, o desvio de energia — popularmente conhecido como “gato” — pode configurar os crimes de furto ou estelionato, além de representar sério risco à vida, por conta das ligações clandestinas que podem provocar incêndios e explosões. Esse tipo de crime é a segunda maior causa de mortes no país relacionadas à eletricidade.

Além dos riscos à segurança, as fraudes impactam diretamente todos os consumidores, uma vez que parte dos prejuízos acaba sendo repassada nas tarifas de energia. O “gato” também sobrecarrega a rede elétrica, contribuindo para a piora da qualidade do serviço e aumentando as chances de interrupções e oscilações no fornecimento.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as perdas com furto de energia no Brasil ultrapassam 31,5 mil gigawatts, quantidade suficiente para abastecer grande parte do Mato Grosso do Sul.

As investigações seguem em andamento para identificar outros pontos de irregularidade no município. A população pode denunciar furtos de energia de forma anônima pelo telefone 0800 722 7272.

Fonte: Policia Civil MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui