Polícia Civil desarticula e prende quadrilha responsável por roubos a motoristas de aplicativo em Campo Grande

0
94
Polícia Civil desarticula e prende quadrilha responsável por roubos a motoristas de aplicativo em Campo Grande

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos – DEFURV, desarticulou e prendeu, nesta segunda-feira (11), em flagrante, seis membros de uma quadrilha que vinha cometendo diversos roubos de veículos na capital nas últimas semanas. Nos primeiros dias de setembro, os policiais da DEFURV foram acionados após a notícia apresentada por um motorista de aplicativo de que, após aceitar uma corrida de aplicativo nas proximidades do bairro Nova Lima com destino ao Jardim Seminário, foi rendido pelos cinco passageiros já nas proximidades do destino.

Na ocasião os autores levaram o seu veículo e telefone celular, além de cartões de banco e outros documentos pessoais. A vítima relatou que os autores seriam todos bem jovens, inclusive aparentando serem menores de idade, que se utilizaram de facas para rendê-lo. O veículo foi recuperado mais tarde, abandonado.

Desde então a Polícia Civil passou a investigar o caso e na madrugada de sábado para domingo (10/09), obteve a informação de que os criminosos agiram novamente. Desta vez, fazendo duas vítimas em seguida.

A primeira vítima, também motorista de aplicativo, relatou ter sido acionada para uma corrida com destino ao bairro Nova Lima. Cinco passageiros embarcaram no ponto inicial e, ao chegarem no endereço de destino, com facas e com uma arma de fogo, renderam a vítima e a obrigaram a descer do veículo e ficar de joelhos, quando, então, passaram a agredi-la com coronhadas.

Os criminosos fugiram levando o veículo, telefone celular e documentos pessoais da vítima. Mais tarde, na mesma noite, já no bairro Tiradentes, uma outra vítima relatou ter tido seu veículo fechado por outro, do qual desceram ao menos quatro indivíduos, que, com uma arma de fogo e facas em mãos o obrigaram a descer do veículo.

Os criminosos ainda revistaram a vítima, para se certificarem de que ela não estaria armada. Da mesma forma, fugiram com o veículo da vítima.

Ambas as vítimas relataram características semelhantes dos autores, que, segundo elas, seriam todos bem jovens. Durante o dia, no decorrer da investigação, os dois veículos foram recuperados abandonados.

Após notarem um padrão entre o modo de agir dos criminosos e as características relatadas pelas vítimas, de que todos seriam bem jovens, os policiais puderam identificar, inicialmente, três menores de idade que poderiam ter participação no crime, os quais passaram a ser procurados. Já na desta segunda-feira, os policiais localizaram o primeiro suspeito, um menor de 16 anos, que já havia sido apreendido pelos policiais da DEFURV há alguns meses também em decorrência da prática de roubos de veículos.

Ele logo confessou a autoria aos policiais e confirmou que seus comparsas seriam os outros menores já identificados, indicando, ainda, quem seriam os outros dois comparsas ainda não identificados. Com essas informações, os policiais conseguiram localizar os demais responsáveis pelos crimes, outros dois menores de 14 e 16 anos, e mais dois maiores, de 18 anos, e outro de 19 anos.

Os policiais ainda localizaram na residência de um dos maiores duas das facas utilizadas nos crimes, além de um simulacro de arma de fogo, que havia sido jogado em um matagal e que os criminosos relataram se tratar da arma de fogo relatada pelas vítimas. Os documentos pessoais e o aparelho telefone celular de uma das vítimas foram recuperados. O telefone já havia sido vendido pelos criminosos, tendo sido possível também identificar o receptador.

Todos confessaram os roubos. Os maiores foram presos e os menores apreendidos em flagrante, tendo o delegado de polícia responsável representado pela conversão da prisão em flagrante em preventiva, a fim de que respondam os processos presos. 

 

Fonte: Policia Civil MS