A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Coordenadora do Núcleo Institucional de Cidadania (NIC) Dra. Maíra Machado, foi convidada para uma roda de conversa formativa com a equipe técnica do CEAMCA (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência) de Mato Grosso do Sul, na última segunda-feira (12), na sede do CEAMCA, no bairro Centro, em Campo Grande.
O CEAMCA é coordenado pela psicóloga Cristiane Pinheiro Duarte e visa à superação do ciclo da violência primária e secundária e ao empoderamento das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, conforme diretrizes propostas nas políticas públicas das mulheres, tem como objetivos essenciais:
I – Prestar apoio inicial e acompanhamento psicossocial contínuo para mulheres em situação de violência, que pode ser estendido às crianças e aos adolescentes que estiverem inseridos no mesmo contexto familiar;
II – Atuar no enfrentamento à violência de gênero;
III – propor políticas públicas pautadas em indicadores;
IV – Realizar palestras, oficinas, capacitações, entre outras atividades.
Por sua vez, Dra. Maíra Machado abordou o tema “Núcleo Institucional da Cidadania/PCMS e sua atuação na rede de atendimento à mulher vítima em situação de violência doméstica e familiar”, além do fluxograma de funcionamento da Casa da Mulher Brasileira.
A presença do NIC em atividade conjunta com outro parceiro da rede de atendimento à vítima em situação de violência doméstica faz parte de ação ligada a Operação Shamar e do Agosto Lilás.
Fonte: Policia Civil MS