Nesta quarta-feira (24), o Bioparque Pantanal em Campo Grande foi palco de uma solenidade marcante em comemoração aos 20 anos de criação do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS). O evento reuniu autoridades das forças policiais e destacou a importância do CIOPS como órgão de integração das instituições de segurança pública do Estado de Mato Grosso do Sul.
O CIOPS desempenha um papel fundamental na coordenação e funcionamento dos Centros de Operações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, responsáveis por receber e processar atendimentos às chamadas de urgência e emergência 190 (PM) e 193 (CBM). Além disso, o centro integra também outros órgãos e instituições envolvidos nas ações de segurança pública e defesa civil.
Uma das atribuições do CIOPS é reunir, processar e organizar informações estatísticas dos atendimentos e registros de ocorrências 190 (PM) e 193 (CBM), visando subsidiar os órgãos e instituições da segurança pública para a otimização dos recursos e meios no enfrentamento da criminalidade em Mato Grosso do Sul.
Durante a solenidade, diversas homenagens foram prestadas a indivíduos que contribuíram significativamente para o trabalho do CIOPS. O Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, foi agraciado com uma placa em reconhecimento à sua dedicação e contribuição ao CIOPS. Também foi homenageado o Diretor do Departamento de Gestão de Pessoas da PCMS, Delegado Márcio Takeshita, que atuou como Diretor-Geral do CIOPS de 2019 a 2021.
“Sinto-me imensamente gratificado pela experiência de ter sido diretor-geral do CIOPS e participado de sua evolução, fruto da dedicação e colaboração dos diretores, do efetivo operacional e administrativo e dos funcionários civis”, afirmou Takeshita, ressaltando a importância do trabalho conjunto para o sucesso do CIOPS.
A solenidade marcou não apenas duas décadas de serviços prestados pelo CIOPS, mas também reforçou o compromisso contínuo das forças de segurança em garantir a proteção e o bem-estar da população de Mato Grosso do Sul.
Foto e texto: Jéssica Salles ASSERICOM PC/MS.
Fonte: Policia Civil MS