A segunda-feira (09), da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul foi marcada por comemorações. Com duas cerimônias realizadas em dois períodos, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, cerca de 500 pessoas foram homenageadas. Na parte da manhã foram agraciados os policiais civis com medalhas de 10, 20 e 30 anos. Já a noite foi a vez da entrega da comenda de mérito policial e medalha prêmio.
Em ambos os momentos as palavras de ordem foram gratidão e reconhecimento. Além dos agraciados, os familiares e amigos também estiveram presentes para comemorarem juntos esta conquista.
Assim que chegaram ao Rubens Gil, os agraciados foram recebidos pelo coral “Vozes da Periferia”, formado por crianças e adolescentes assistidos pela ONG Maná do Céu e que cantou e encantou a todos os presentes, com lindas músicas e vozes encantadoras.
Em seguida assistiram as bandeiras do Brasil, Mato Grosso do Sul, Campo Grande e da Polícia Civil serem conduzidas de modo protocolar até o palco, por uma equipe do Garras, que é considerada a tropa de elite da Polícia Civil. Logo após, a cantora lírica e psicóloga Rosimeire Cortes cantou o hino do Mato Grosso do Sul e a banda musical da Guarda Municipal tocou o hino da Polícia Civil. Os delegados Guilherme Scucuglia e Enilton Zalla também fizeram um show a parte no violão e saxofone, tocando canções da nossa terra.
Para o Delegado-Geral, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, a data de ontem representou um dia de festa e entregas, pois por motivos diversos, dentre eles, a pandemia [de Covid 19] a instituição ficou quatro anos sem realizar esta solenidade.
“E hoje estamos aqui, para esta entrega. E o nosso lema de servir e proteger vai um pouquinho além. Nós servimos e protegemos a quem não conhecemos, entregamos o nosso tempo, entregamos a nossa vida se for preciso, renunciamos o convívio com a família e nos privamos muitas vezes de alimento, de sono, abraçamos responsabilidades por pessoas que não conhecemos e aí está a verdadeira a essência de um policial. Mas sabemos que essa entrega não é feita sozinha e hoje como forma de agradecimento homenageamos todas as pessoas que contribuíram de alguma forma para que a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul fosse o que é hoje”, salientou Gurgel.
Já o secretário de justiça e segurança pública, Antônio Carlos Videira ressaltou a parceria de outras instituições para manter o Mato Grosso do Sul seguro. “Se a segurança pública se destaca é porque temos apoio daqueles que fazem do nosso Estado bom para se investir e se viver. Tudo isso só é possível porque sonhamos juntos, independente do adversário. Que possamos ter na nossa Polícia Civil os melhores homens e mulheres e servir e proteger a todos, sendo sempre lutadores por um MS cada vez melhor”, reforçou, agradecendo a contribuição de todos.
E para endossar as falas do Delegado-Geral e do Secretário, o Governador reforçou que faz questão de acompanhar de perto o desenvolvimento das instituições e que tem visto o tudo o que a Polícia Civil tem construído , apresentando os melhores índices do país em resolutividade de crimes. “A Polícia Civil tem grande importância no investimento no Estado, pois promove a segurança. O capital só aporta onde há confiança. Nossa segurança pública funciona e dá os melhores resultados”, comentou.
Ao receber a medalha por tempo de serviço e mérito policial, o investigador Edson dos Anjos agradeceu pelo reconhecimento que só o motiva a continuar trabalhando cada vez mais. “Me sinto muito honrado por ser homenageado tanto pelo tempo de serviço, quanto por mérito. Isso só nos fortalece na nossa missão de servir e proteger”.
Já para a deputada estadual Mara Caseiro, que recebeu a medalha prêmio, foi “Motivo de grande orgulho e honra, ser homenageada pela Polícia Civil do Mato Grosso do Sul. Foi muito importante participar da valorização de todos os nossos policiais civis que cuidam de todos os cidadãos. Quero continuar sendo parceira desta grande instituição que traz segurança e muito amor à nossa comunidade”, falou.
Entre os agraciados que estiveram presentes e compuseram a mesa de autoridades estavam: o secretário Eduardo Rocha (Casa Civil), o deputado estadual Roberto Hashioka, representando a Assembleia Legislativa; o deputado federal Luiz Ovando, representando a bancada federal no Congresso Nacional; o procurador-geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda; o brigadeiro do ar Eric Breviglieri, comandante da Base Aérea de Campo Grande; o contra-almirante Iunis Távora Said, comandante do 6º Distrito Naval; o defensor Público-Geral do Estado, Pedro Paulo Gasparini; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, inspetor João Paulo Pinheiro Bueno; o coronel Renato dos Anjos Garnes, comandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul; o prefeito de Santa Rita do Pardo, Lúcio Roberto Calixto Costa, representando a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul; e o vereador Riverton Francisco de Souza, representando a Câmara Municipal de Campo Grande.
A entrega de medalhas é um ato comemorativo ao dia 29 de setembro, incluído no calendário de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, como o “Dia Estadual do Policial Civil”, pela Lei nº 4.408, de 27 de dezembro de 2013.
Fonte: Policia Civil MS