Corumbá (MS) – Durante a Operação Caminhos Seguros 2025, policiais militares do 6º Batalhão da Polícia Militar estiveram no dia 30 de abril no CAIJ – Centro de Apoio Infantojuvenil, onde ministraram uma palestra a adolescentes assistidos pela instituição. O encontro teve como foco a valorização da vida, o papel da Polícia Militar na sociedade e, principalmente, a orientação sobre os riscos do ambiente virtual e a prevenção de abusos sexuais e violência infantil.
LEIA TAMBÉM: Polícia Militar realiza ação de conscientização contra o abuso sexual infantil em Ladário
A palestra abordou temas delicados com linguagem acessível e preventiva, alertando os jovens sobre os perigos reais da internet. Um dos principais pontos tratados foi o uso consciente das redes sociais. Os policiais destacaram a importância de manter perfis privados, não aceitar solicitações de amizade de desconhecidos, evitar compartilhamento de senhas e nunca enviar fotos íntimas, mesmo para pessoas em quem confiam. Casos de aliciamento, sextorsão e “desafios” perigosos foram exemplificados com situações reais para promover a conscientização.
ENTRE NO NOSSO CANAL E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO!
Também foi abordada a questão do cyberbullying, das ameaças, xingamentos e humilhações que muitas vezes ocorrem no ambiente virtual e que podem deixar marcas profundas. Os adolescentes foram orientados a não guardar segredo quando se sentirem inseguros e a buscar imediatamente um adulto de confiança, como pais, professores ou autoridades.
Outro ponto fundamental foi a prevenção e denúncia de abusos sexuais, reforçando que ninguém deve passar por situações de violência calado. A Polícia Militar destacou que existem diversos canais de apoio e acolhimento para proteger crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Entre os principais estão o Disque 100 (Direitos Humanos), o Conselho Tutelar, a Delegacia de Polícia Civil, o CREAS, o Ministério Público e o Poder Judiciário.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
Os policiais também reforçaram que, em casos de perigo iminente, a orientação é ligar imediatamente para o 190, canal de emergência da Polícia Militar, que atua prontamente para garantir a integridade da vítima.
A atividade no CAIJ foi marcada pela escuta ativa dos adolescentes e por um ambiente de diálogo, em que todos puderam tirar dúvidas e compartilhar percepções. A Polícia Militar reforça que ações como esta fazem parte do seu compromisso com a prevenção da violência, promoção da cidadania e fortalecimento dos laços com a comunidade.
LEIA TAMBÉM: Jamilson propõe lei para melhorar divulgação da lista de medicamentos do Farmácia Popular
A educação e a informação são ferramentas poderosas de proteção. E a PMMS segue firme nesse compromisso com cada criança e adolescente de nossa região.
Fonte: Policia Militar MS