O Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria Eleitoral da comarca de Nova Andradina, ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o prefeito eleito de Nova Andradina, Leandro Fedossi, e vice, Arion Aislan (PL).
Leia também: Dezembro chega com Quintal Sesc e programação natalina que encanta as famílias
Os investigados, que ainda não foram diplomados, são acusados de irregularidades graves na campanha eleitoral. A chapa utilizou indevidamente veículos de comunicação de grande alcance e plataformas digitais para promover a candidatura de seus integrantes e prejudicar adversários.
Os meios foram usados para disseminar desinformação contra outros candidatos e exaltar a imagem dos investigados, comprometendo a lisura do processo eleitoral.
A ação judicial é resultado da “Operação Fake Fire”, que investiga a disseminação de fake news, violência política de gênero e outros atos ilícitos durante o período eleitoral na região.
O Ministério Público pede, a inelegibilidade por 8 anos para os candidatos, além de penalidades semelhantes para os responsáveis pelos veículos de comunicação envolvidos.
De acordo com o MP Eleitoral, o uso de desinformação para fins eleitorais não apenas fere os princípios democráticos, mas também compromete a igualdade de oportunidades entre os candidatos, violando a legislação eleitoral vigente.
Leia também: Vereador Rafael Tavares quer multar maconheiro que for pego nas ruas de Campo Grande
Com informações do Investigams