A Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), deu início à segunda etapa do tratamento fitossanitário nas figueiras (Ficus microcarpa) presentes nos canteiros centrais das avenidas Afonso Pena e Mato Grosso. A medida integra o manejo anual promovido pela gestão municipal para proteger a saúde das árvores e garantir sua preservação.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura acolhe 59 pessoas no Parque Ayrton Senna na noite de segunda-feira
A aplicação do óleo de neem, substância natural utilizada no controle de pragas como a mosca-branca, deve ocorre a cada 15 dias, sempre no período noturno, com o objetivo de potencializar a eficácia do produto e minimizar impactos no tráfego urbano. A ação é sempre acompanhada por auditores fiscais de meio ambiente.
O manejo fitossanitário é dividido em três etapas e faz parte de uma estratégia contínua de conservação da arborização urbana, com benefícios que vão além do aspecto paisagístico.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
“Ao cuidarmos dessas árvores, cuidamos também da cidade. As figueiras são mais do que um marco paisagístico, são parte da identidade de Campo Grande”, afirma a prefeita Adriane Lopes. Ela ressalta que o investimento em políticas ambientais é uma escolha estratégica. “Estamos pensando no futuro, garantindo um ambiente mais saudável e mais equilibrado para as próximas gerações”.
Segundo o secretário municipal da Semades, Ademar Silva Junior, o trabalho de manutenção das figueiras tem impacto direto na qualidade de vida da população. “Cuidar da arborização é cuidar da drenagem, do conforto térmico, da biodiversidade e também da memória afetiva dos campo-grandenses. As pessoas reconhecem o valor dessas árvores e acompanham de perto esse trabalho”, observa.
LEIA TAMBÉM: Nova frente fria faz Prefeitura ativar quarta etapa de acolhimento no Parque Ayrton Senna
Reconhecimento internacional
Campo Grande foi reconhecida, pelo sexto ano consecutivo, com o título de “Tree City of the World” (Cidade Árvore do Mundo), concedido pela Arbor Day Foundation em parceria com a FAO/ONU. O título reafirma o compromisso da capital com a gestão responsável de sua arborização urbana, integrando a cidade a uma rede global de referência em sustentabilidade urbana.
O reconhecimento é resultado de políticas públicas eficazes, planejamento técnico e envolvimento da sociedade na valorização da floresta urbana, essencial para a qualidade ambiental e o bem-estar da população.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostra profissionais tratando as árvores.