Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (17) 150 trabalhadores, distribuídos em 10 equipes saíram a campo para recuperar os estragos provocados pela chuva que caiu em Campo Grande praticamente toda a madrugada.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, nesta fase inicial o trabalho está concentrado na limpeza de ruas pra onde a enxurrada levou sedimentos ( pedra, terra) , desobstrução de bocas de lobo e remoção de troncos e galhos de árvores que tombaram com o vendaval.
Uma das primeiras regiões onde as equipes estiveram foi na Rua Lagoa da Prata , Jardim Centenário, onde metade da pista se transformou num banco formado pela areia e pedra trazidos pela enxurrada das ruas transversais. A Lagoa da Prata é um corredor de ônibus e via de ligação do Aero Aero Rancho com a Avenida Guaicurus.
Outra frente que mobilizou várias equipes abrangeu toda a extensão da Avenida Norte Sul. A limpeza abrange desde a rotatória com a Euler de Azevedo até o cruzamento com a Avenida Manoel da Costa Lima, já no Bairro Guanandi.
Também mereceu atenção a Avenida Lúdio Coelho, com a raspagem dos sedimentos que dificultavam o trânsito (com risco de derrapagens, principalmente de motocicletas). Foi feito o patrolamento das ruas transversais para restabelecer as condições de tráfego. Também foram deslocadas equipes para os bairros São Conrado, Santa Emília, Los Angeles,Nova Lima e Jardim Columbia, Nossa Senhora das Graças, Jardim Paradiso.
Segundo o secretário da Sisep, Rudi Fiorese, assim que as condições climáticas permitirem com um período mínimo de estiagem para reduzir a umidade do solo, serão iniciadas frentes de manutenção dos trechos críticos das vias não pavimentadas e tapa buraco na malha pavimentada.