Prefeitura e Defensoria Pública se unem em campanha de combate ao Tráfico de Pessoas

0
Prefeitura e Defensoria Pública se unem em campanha de combate ao Tráfico de Pessoas

Campo Grande, 28/07/2023 às 09:44

Na Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv) e Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul aderiram à campanha “Coração Azul”, alusiva ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, data celebrada no dia 30 de julho. O ato de conscientização será realizado nesta sexta-feira (28), a partir das 18h, na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua 14 de Julho.

Em parceria com a Defensoria Pública do Estado e com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), durante o ato a equipe de teatro da Sejuv fará uma encenação com mensagens a fim de chamar a atenção da população para a prevenção e a importância da denúncia.

O objetivo é mobilizar e conscientizar toda a sociedade civil para discussão sobre a luta contra esse tipo de crime e proteger as vítimas. “Como poder público precisamos desenvolver ações educativas, na busca de conscientizar e encorajar a todos e, esse ato que estamos promovendo é uma forma de alertar e despertar para os riscos”, disse o secretário municipal da Juventude, Maicon Nogueira.

TRÁFICO DE PESSOAS

O Tráfico de Pessoas é definido pela Lei brasileira como o ato de agenciar, aliciar, recrutar, transportar, transferir, comprar, alojar ou acolher pessoa, mediante grave ameaça, violência, coação, fraude ou abuso, com a finalidade de remover-lhe órgãos, tecidos ou partes do corpo; submetê-la a trabalho em condições análogas à escravo; submetê-la a qualquer tipo de servidão; adoção ilegal ou exploração sexual.

COMO SE PREVENIR

–  Duvide sempre de propostas de emprego fácil e lucrativo;

– Conheça as condições de trabalho oferecidas;

– Prefira ofertas de emprego de instituições formalmente reconhecidas;

– Não entregue documentos pessoais de identificação a ninguém

Em caso de suspeita de tráfico de pessoas, as denúncias podem ser feitas através do Disque 100 ou pelo telefone 180.

 

Fonte: CGNotícias