Como parte das ações da Semana da Árvore, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), formalizou nesta quarta-feira (17) novas parcerias com empresas privadas, por meio do Programa de Parceria Municipal (PROPAM). A iniciativa busca ampliar a participação da sociedade na conservação de parques, praças, canteiros, rotatórias e demais áreas verdes, além de promover a conscientização da população sobre a importância de hábitos voltados à preservação ambiental.
Um dos empresários presentes, Adeilton Feliciano do Prado, do Mercado Pag Poko, destacou a relevância da parceria para toda a comunidade. “Esse dia é importantíssimo e acredito que nós, como empresários, como comerciantes, não devemos apenas explorar a nossa cidade, mas sim contribuir realmente com sua preservação. Isso deve ser uma obrigação nossa, para podermos, ao cuidar da nossa cidade, acreditar na preservação ambiental e ajudar no bem-estar dos nossos consumidores”.
Ele ainda lembrou que a história de Campo Grande está diretamente ligada às árvores. “Na área central temos árvores centenárias. Isso significa que, há mais de 100 anos, outras pessoas pensaram em nós, no bem-estar que temos hoje. Então é nossa obrigação olhar para frente e continuar esse trabalho, pensar no bem-estar futuro de todas as nossas crianças e de todas as pessoas que ainda virão. É uma obrigação, por isso o setor público tem o dever de pensar e ajudar nessa conservação, mas nós também, como comunidade, temos que auxiliar nesse trabalho. Assim, parabéns a todos os envolvidos nesse programa”.
A chefe do executivo municipal, Adriane Lopes, reforçou a importância dessa parceria com empresas locais. “Estamos incentivando as empresas de Campo Grande a assumirem canteiros na nossa cidade, a cuidarem de áreas já em plantio de árvores e também daquelas que ainda não têm plantio. Temos a adesão de vários empresários que estão colaborando com a arborização correta na nossa Capital e seguimos buscando mais parceiros”.
O PROPAM promove a integração entre o setor público e o setor privado, visando unir esforços para a comunidade usufruir de áreas públicas qualificadas, contribuindo para a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida. Coordenado pela Semades, o programa busca auxiliar a Prefeitura na manutenção e preservação de praças, parques, áreas verdes, canteiros e rotatórias, por meio de convênios com empresas, indústrias, comércios em geral, prestadores de serviços, instituições, organizações não governamentais e pessoas físicas.

O secretário municipal da Semades, Ademar Silva Junior, ressaltou que a união entre o setor público e privado fortalece o desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade. “Essas parcerias são fundamentais porque ampliam a capacidade de cuidado com nossas áreas verdes e reforçam o compromisso coletivo com a preservação ambiental. Ao mesmo tempo, empresas conscientes e engajadas atraem novos investimentos e contribuem para um ambiente urbano mais saudável e equilibrado. É essa soma de esforços que garante uma Campo Grande mais sustentável para as próximas gerações”.
Ainda durante a cerimônia foi assinado o Termo de Autorização de Uso de área para a Associação Campo-Grandense das Revendas Agrícolas (ACRA) e para o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), com a finalidade de viabilizar atividades desenvolvidas pelas instituições.
O coordenador regional institucional do INPEV, Hamilton Rondon Flandoli, participou da assinatura e agradeceu à prefeita pelo apoio. “Realizamos um trabalho muito importante quanto à logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, garantindo sua destinação ambientalmente correta e promovendo o ciclo da economia circular. Essa área é de grande relevância para a expansão do nosso trabalho”.
O INPEV é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, que representa a indústria de defensivos agrícolas. A instituição articula os elos da cadeia produtiva e é financiada por empresas do setor, atuando também na educação ambiental e na melhoria contínua dos processos.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra vista aérea do Centro de Campo Grande e as imagens internas são do evento realizado no Paço Municipal.