Busca de conciliação entre empresas de eventos, responsáveis por festas de formatura e estudantes que tiveram suas comemorações adiadas nos anos 2.010 e 2.021, em função da pandemia provocada pela Covid 19, foi a tônica de encontro realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/CG entre representantes daquele órgão, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho –Sedhast e das empresas em questão.
O objetivo do encontro foi evitar que nem os formandos nem as promotoras das frestas arquem com prejuízos ainda maiores devido a problemas a que não deram causa. Depois de algumas horas de conversas e entendimentos ficou decidido que todos os eventos programados anteriormente serão agendados para datas futuras com tudo o que foi acordado nos contratos. Ficou estabelecido que o consumidor não pode ter custo adicional devido a necessidade de adiamento de sua festa.
O superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, demonstrou durante a reunião que havia necessidade de que se chegasse a bom termo mesmo não podendo ser atribuída culpa às empresas, já que os formando também não tiveram qualquer participação nas dificuldades que impediram a realização dos sonhos de festejar suas conquistas.
Já o presidente da CDL, Adelaido Vila classificou as tratativas como “bastante positivas” e creditou o resultado à maneira profissional com que foi conduzida a discussão do assunto tendo culminado com entendimento entre as partes de maneira que ninguém saia prejudicado.