Procura por atendimento com sintomas gripais causa lotação e hospital faz alerta

0
45

O Hospital Cassems Campo Grande alerta para o aumento da procura no Pronto Atendimento de pacientes com sintomas gripais, principalmente, na última semana e na primeira semana do ano. O crescimento ocasionou, inclusive, a superlotação nas entradas. O período coincide com a epidemia de gripe pelo vírus Influenza e, ainda, com a pandemia da Covid-19 que, apesar da maciça vacinação da população campo-grandense, ainda ocorrem episódios leves e moderados da doença.

Os sintomas gripais apresentados pela maioria dos pacientes são leves, sem necessidade de internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No entanto, o plano de saúde chama atenção para o crescimento da transmissão de doenças infecciosas que, se agravadas, podem ocasionar complicações para a saúde e, até mesmo, levar à morte.

A Cassems reforça a necessidade de manutenção dos cuidados recomendados para a prevenção da transmissão de doenças infecciosas, como o uso de máscaras, higiene frequente das mãos e distanciamento social. Ainda, caso um indivíduo manifeste sintomas gripais, a orientação é para manter-se afastado de ambientes coletivos.

O plano de saúde pede, ainda, a compreensão dos pacientes e informa que é possível que o tempo de espera aumente, apesar do reforço já feito em suas equipes de atendimento.