Coxim (MS) – Nesta semana, de 19 a 21 de setembro, o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) de Coxim, teve a honra de compartilhar conhecimento e inspiração com os alunos da educação infantil dos centros de educação infantil do município. A ocasião ganha ainda mais relevância, pois coincide com a Semana Nacional de Trânsito, destacando a importância da educação no trânsito desde cedo.
O PROERD é conhecido por sua missão de educar e preparar as crianças para enfrentar situações desafiadoras e potencialmente perigosas, e nesta semana, o foco foi a educação no trânsito. As crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre um tema vital: a importância da consciência dos riscos à sua segurança no trânsito.
Durante as atividades desta semana, as crianças tiveram a chance de:
1. Conhecer as placas do entorno da escola: Os pequenos cidadãos puderam familiarizar-se com as placas de trânsito que cercam sua escola, adquirindo conhecimento essencial sobre sinalizações de trânsito.
2. Atravessar em segurança na faixa de pedestre: Foi incentivado o uso da faixa de pedestre e ensinadas as melhores práticas para atravessar a rua com segurança.
3. Realizar atividades em sala de aula: As aulas foram dinâmicas e envolventes, com atividades que promoveram a compreensão dos conceitos de segurança no trânsito.
Além das atividades em sala de aula, os alunos receberam tarefas para levar para casa, incluindo uma conversa em família. O objetivo é que os pais possam dar continuidade ao aprendizado com os filhos, reforçando os ensinamentos sobre segurança no trânsito e promovendo a conscientização desde o ambiente familiar.
A semana do PROERD em Coxim não apenas forneceu conhecimento prático e valioso para as crianças, mas também promoveu uma cultura de segurança e responsabilidade no trânsito desde cedo. Crianças que têm consciência dos riscos à sua segurança têm uma maior probabilidade de seguir regras de segurança que evitam acidentes e garantem um trânsito mais seguro para todos.
Assessoria de Comunicação Social do 5º BPM
Fonte: Policia Militar MS