A Câmara Municipal de Campo Grande promove Sessão Solene em reconhecimento ao trabalho de profissionais da saúde, na quarta-feira, dia 22, às 19 horas. Os vereadores vão entregar a Medalha Legislativa Irmã Silvia Vecellio aos homenageados.
O vereador Dr. Victor Rocha, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis, é o proponente da Sessão Solene e autor da Resolução 1.426/25, instituindo a Medalha para homenagear profissionais que atuam na promoção, proteção, prevenção, recuperação e gestão da saúde da população. A Resolução também tem como autor o vereador Dr. Lívio
Podem ser homenageados médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem; profissionais da odontologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, farmácia, biomedicina e áreas afins; agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e demais trabalhadores de apoio; gestores, servidores e colaboradores que desempenham funções administrativas, técnicas ou operacionais indispensáveis ao funcionamento das unidades de saúde.
Irmã Silvia Vecellio – A Medalha é um reconhecimento à dedicação da Irmã Silvia Vecellio, na medicina, na reabilitação e, principalmente, na promoção da dignidade humana e inclusão social. Nascida na Itália em 1931, tornou-se missionária salesiana e chegou ao Brasil em setembro de 1959. Ela uniu esforços com voluntários para revolucionar o Asilo Colônia de São Julião, para onde eram levadas centenas de pessoas com hanseníase.
As pessoas do “antigo leprosário” enfrentavam dificuldades sem tratamento médico, comida ou dignidade. Conforme justificativa da proposta, “seu trabalho incansável resultou na Associação de Auxílio e Recuperação de Hansenianos, fundada em 1970. O projeto recuperou a estrutura física do local, ofereceu tratamento médico e dignidade aos pacientes, e trouxe a reintegração social através da educação e da “laborterapia”. O Hospital São Julião deixou de ser um “depósito de doentes” e se tornou um “Caminho de Esperança”, expandindo seus serviços para incluir um centro cirúrgico e ambulatorial, além de uma escola para a comunidade local”.
Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal