Prova onde morreu concurseiro não tinha nem água, denuncia participantes em MS

0
70
Prova onde morreu concurseiro não tinha nem água, denuncia participantes em MS

Concurseiros protestaram bastante nas redes sociais e para advogados, nesta sexta-feira (4), expondo que durante as provas do TAF (Teste de Aptidão Física) da Polícia Militar, não estava fornecendo água para os participantes, nem mesmo sob o escaldante sol e a baixa umidade que fazia em Campo Grande.

“Água, eles forneceram um copinho só depois que a gente corria, antes não podíamos ir ao bebedouro encher a garrafinha que tínhamos levado com água, e pela demora, já tínhamos tomado toda”, denunciou um participante.

Os testes acontecem dos dias 2 a 5 de agosto. Durante a quinta-feira (3), vídeos compartilhados com o TopMídiaNews, mostraram três participantes desabando em meio a prova da corrida de 12 minutos, sob um intenso calor. Eles receberam atendimento médico e foram levados para diferentes unidades hospitalares.

Mas nesta sexta, Arthur Matheus Martins Rosa, de 25 anos, faleceu em virtude em razão de uma desidratação profunda durante a prova no Centro Olímpico da Vila Nasser.

Um advogado publicou algumas denúncias de concurseiros. “Hoje, a partir da terceira bateria, eles colocaram uma térmica com água a disposição para os candidatos, mas foi a primeira vez que fizeram isso desde o início do TAF”, disse uma concurseira.

Outro envolvido no teste afirmou que o tratamento seria ‘desumano’. “O que estamos indignados, não é correr no sol, já esperávamos isso, o problema era o tratamento que tínhamos antes da corrida. Quando, por um momento, sentamos no chão e na sombra, uma das fiscais disse que se não ficássemos em silêncio, iríamos voltar a ficar em pé no sol”, relatou a participante.

E acrescentou dizendo que o uso do banheiro só foi permitido após os participantes insistirem muito, “porque até então, só antes da prova poderíamos ir”.

O caso 

Dois candidatos do concurso da PMMS faziam corrida de 12 minutos, que faz parte do teste de aptidão física para entrar na corporação. A prova, que conta com outros exercícios físicos, é de caráter eliminatório e é uma das últimas etapas do certame. Os concorrentes estavam próximos de concluir o exercício, mas desabaram na pista. Eles tentaram levantar, mas caíram de novo. 

O SAMU foi acionado e socorreu as vítimas, que foram levadas para o Hospital Adventista do Pênfigo. Arthur Mateus, que é do estado de Goiás, recebeu os procedimentos e estava na UTI e não resistiu. Veja o vídeo da queda dos concorrentes e o momento que o SAMU atende uma das vítimas. 

O outro candidato, que não teve a identificação revelada, também está internado no CTI do hospital. 

As informações sobre a prova de aptidão física constam em Diário Oficial do Estado, publicado no dia 12 de julho deste ano. Os testes acontecem dos dias 2 a 5 de agosto. 

São quatro concursos públicos em vigência para a Segurança Pública: um de soldados da PM e outro de oficiais da PM. Também há o de soldados Bombeiro Militar e oficial BMMS.

 



Fonte: Top Mídia News